As aulas para os 5.865 alunos
matriculados na
Educação Infantil, Ensino Fundamental – anos iniciais e Educação de Jovens e
Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino encerraram-se na sexta-feira (18). As secretarias das escolas e o setor
administrativo da Secretaria Municipal da Educação ainda funcionam nesta
segunda-feira (21).
Segundo a
instrução normativa 006/2020, de 22 de
dezembro de 2020 a 08 de janeiro de 2021, será considerado como recesso
para todo o quadro da Rede Municipal de Ensino e os 15 dias de férias
restantes, correspondentes ao trabalho desempenhado no ano de 2020, ficam
previstos para o período de 11 a 25 de
janeiro de 2021.
Conforme a
Secretaria Municipal de Educação (SME), em função da troca de gestão municipal
e das indefinições quanto aos rumos da pandemia de Covid-19, a SME optou por
não estabelecer o calendário escolar de 2021 e nem fazer a distribuição das
aulas.
Transferência
Conforme a
Instrução Normativa 07/2020, inicialmente, a SME acolherá os requerimentos de
transferência nos dias 1 a 5 de fevereiro de 2021 apenas para os alunos
oriundos de outras redes de ensino (outros municípios/países ou escolas
particulares).
Para os
requerimentos de transferência de alunos já matriculados em 2020 na rede
municipal, será obedecida a seguinte organização:
a)
Dia 08/02/2021 para solicitações de
transferência de alunos matriculados no 1º ano;
b)
Dia 09/02/2021 para solicitações de
transferência de alunos matriculados no 2º ano;
c)
Dia 10/02/2021 para solicitações de
transferência de alunos matriculados no 3º ano;
d)
Dia 11/02/2021 para solicitações de
transferência de alunos matriculados no 4º ano;
e)
Dia 12/02/2021 para solicitações de
transferência de alunos matriculados no 5º ano
Segundo a instrução, caso o pedido de transferência seja
deferido, a SME comunicará a instituição, que por sua vez entrará em contato
com o responsável pelo aluno sobre a possibilidade da matrícula.
Já caso o pedido de transferência seja indeferido, a SME
comunicará o responsável informando o motivo.
Pandemia e novas formas de ensinar
Em um ano
atípico, em que muitas coisas mudaram em função da pandemia da Covid-19, a
educação também precisou se reinventar. Com as aulas presenciais suspensas para
se evitar novos contágios pelo novo coronavírus, as escolas tiveram que buscar
saídas emergenciais para continuar as atividades. Principalmente com o auxílio
de suportes remotos de ensino e a introdução de novas metodologias, apoiadas em
tecnologias digitais.
Visando minimizar
o impacto causado pela pandemia, a SME iniciou em maio a aplicação de
atividades remotas para todos os alunos. A cada 15 dias, os pais ou
responsáveis retiravam nas instituições de ensino os kits preparados pelos
educadores e professores com materiais básicos necessários para o
desenvolvimento das tarefas. Os conteúdos aplicados nos materiais tiveram como
objetivo principal manter o vínculo do aluno com o conteúdo científico formal
trabalhado em sala de aula.
A metodologia
de ensino a distância foi incrementada com a gravação de videoaulas com
conteúdos não contemplados pelo “Aula Paraná”, do Governo Estadual. As videoaulas foram disponibilizadas
via internet, na página oficial da Secretaria Municipal de Educação - https://www.ibipora.pr.gov.br/educacao. A maioria dos professores que se dispôs a gravar
as videoaulas enfrentou pela primeira vez os desafios de lecionar olhando para
uma câmera. “Foi uma experiência única. Tivemos que aprender sobre roteiro,
figurino, luz, cenário, expressão corporal, dicção. Mas contamos com muito
apoio da assessoria pedagógica da SME, dos servidores da Secretaria de Cultura
e Turismo, os quais gravaram e editaram as videoaulas, e dos próprios
professores”, comenta a educadora do Pré II do Complexo Educacional Pref.
Alberto Spiaci, Débora Rodrigues.
Os professores enfatizaram que a parceira da escola com a família
foi muito importante para que se criasse uma rotina de estudos em casa e
mantivesse as crianças engajadas na realização das atividades remotas. “De
maneira geral, as famílias superaram as dificuldades e se envolveram, aprenderam
junto com as crianças, e passarm, a respeitar o espaço e horário de estudos
delas. Como os pais passaram a se envolver mais no processo de aprendizagem, o
nosso trabalho também começou a ser mais valorizado, reconhecido”, analisa professor
de Artes Ryan Hafyd de Carvalho.
O prefeito João Coloniezi destaca que após tantos desafios, o
atípico ano letivo de 2020 encerra-se com resultados positivos na Rede
Municipal de Ensino. “A maioria dos alunos conseguiu ser
aprovada. Tivemos casos pontuais de pais de crianças que não retiraram os
blocos de atividades remotas, ou de estudantes que entregaram as atividades em
branco, tendo que ser reprovados por falta. O suporte aos pais ou responsáveis
foi disponibilizado por meio de aplicativo de transmissão de
mensagens instantâneas WhatsApp Business e também em atendimentos
presenciais pré-agendados. Em casos mais sérios, os professores chegaram a ir
até à residência do aluno para saber o
que estava acontecendo. À comunidade escolar, toda a minha gratidão e respeito pela
dedicação e profissionalismo”, conclui o prefeito.
“Este ano está
sendo desafiador sob todos os aspectos. Em tempos de pandemia foi necessário
rever, repensar e reorganizar os caminhos. Para isso contamos com a colaboração
e o trabalho de todos. Tivemos
muito zelo, cuidado e comprometimento com as atividades não presenciais. Agradeço
e parabenizo a todos. Estamos felizes em poder ver nossos alunos indo dar
continuidade à vida escolar em 2021”, comenta a secretária de Educação
Margareth Coloniezi.