Saúde

 

Publicado em: 11/01/2021 16:10 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini. Núcleo de Comunicação Social/PMI. Com informações da Agência Estadual de Notícia

Vacina contra febre amarela está disponível nas unidades de saúde


Whatsapp

 

As confirmações recentes de mortes de macacos infectados pela febre amarela no Paraná indicam que há circulação viral no Estado. Segundo a Secretaria da Saúde do Paraná (SESA), apesar de no atual período epidemiológico, iniciado em julho de 2020, não haver registros de casos da doença em humanos, há o alerta do órgão estadual para a circulação viral em função das mortes de macacos confirmadas. Estes animais não transmitem a doença; da mesma forma que o homem eles são contaminados. Por isso os macacos são considerados sentinelas e sinalizadores da presença do vírus.

 

A SESA reforça o alerta para que a população entre 9 meses de idade e 59 anos e que nunca tomou uma dose da vacina, procure a unidade de saúde para se imunizar. Esta é a única forma de evitar a infecção, lembrando que a vacina precisa de 10 dias para começar a fazer efeito.

 

Em Ibiporã, as doses estão disponíveis gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). “Caso a pessoa não tenha se imunizado ou tenha dúvidas deve procurar a UBS de sua referência, tendo em mãos documentos pessoais e a carteira de vacinação, para que possa ser avaliada a situação vacinal”, orienta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Vanessa Luquini.

 

A vacina é contraindicada para gestantes, mulheres que estejam amamentando, histórico de reações anafiláticas a ovo de galinha e seus derivados, imunodeficiência congênita ou secundária por doença (HIV, neoplasias), ou por tratamento (uso de  drogas imunossupressoras, radioterapia).

 

A vacinação contra a febre amarela impede a doação de sangue por um período de quatro semanas.  As pessoas devem realizar a doação de sangue antes da vacinação para manutenção dos estoques de hemocomponentes.

 

Febre amarela

 

A febre amarela é uma doença infecciosa grave que pode ser transmitida pela picada de dois tipos de mosquitos, o Aedes Aegypti, ou o Haemagocus Sabethes.

 

A febre amarela silvestre é transmitida pela picada do mosquito Haemagogus Sabethes, que pica o macaco Gibão, que frequentemente possui o vírus circulante no sangue, e depois pica o homem. Já a febre amarela urbana é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue. Recomenda-se o uso de repelente para evitar mosquitos, especialmente nas áreas de mata, onde proliferam os dois tipos de mosquito transmissores. 

 

Os sintomas iniciais da febre amarela são febre alta de início súbito, associada à dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômitos, dor no corpo e dor abdominal. O problema é que esses sintomas se confundem com outras doenças como leptospirose, gripe ou dengue.

 

A febre amarela pode ter evolução rápida, em cerca de 10 % dos casos, para formas graves com icterícia (amarelão da pele), dor abdominal intensa, sangramentos e falência renal.

 

 

 

Serviço

 

Vacina contra a febre amarela

 

Quem: pessoas entre 9 meses e 59 anos que nunca tomaram uma dose da vacina;

 

Onde: Todas as UBS

 

Levar: documento de identificação com foto e carteira de vacinação

 

 

***A Secretaria Municipal de Saúde reforça que, caso alguém encontre um macaco morto, comunique a Vigilância Sanitária (3178-0301) para que os técnicos iniciem a investigação da causa da morte.