Saúde

Publicado em: 10/05/2021 14:03 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Saúde | Núcleo de Comunicação Social

Secretaria Municipal de Saúde capacita profissionais da Atenção Básica

Na quarta-feira (05), 15 profissionais participaram da capacitação, realizada no Teatro Municipal Pe. José Zanelli

Após o recebimento de novos conhecimentos técnicos e novas tecnologias disponíveis aos profissionais da Atenção Básica, para o manejo das gestantes e bebês que apresentem riscos para o desenvolvimento, a administração pública, por meio da Secretaria de Saúde de Ibiporã, realizou a capacitação de 15 profissionais da área.

Esta atualização conta com a parceria da Escola de Saúde do CISMEPAR e teve a participação das Niliana de Assis Pepeliascov Colognesi (Psicóloga e responsável técnica da Linha de Cuidados Materno Infantil), Nathany Ferreira de Oliveira (Psicóloga da Linha de Cuidados Materno Infantil) e Veruska Oliveira (Coordenadora da Escola de Saúde).

Outro encontro aconteceu também no sábado (08) e mais um será ofertado na sexta-feira (21), voltados aos profissionais de diversos setores do município: Equipes multiprofissionais da Atenção Primária à Saúde (enfermeiro, agentes comunitários de saúde, médico pediatra), CAPS Infantil, rede intersetorial (Conselho tutelar, Casa Abrigo, APAE, CREAS) e profissionais responsáveis pelo núcleo de intervenção precoce (psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, dentista).

O intuito da capacitação se deve à estruturação do Núcleo de Intervenção Precoce de Crianças de 0 a 3 anos 11 meses e 29 dias, que tem como objetivo realizar o acompanhamento e intervenção clínico-terapêutica multiprofissional com bebês de alto risco e com crianças pequenas, trabalhando o desenvolvimento neuropsicomotor, desenvolvimento dos efeitos na aquisição da linguagem, na socialização e na estruturação subjetiva, podendo contribuir inclusive na estruturação do vínculo mãe/bebê.

Os atendimentos realizados pelo núcleo estão acontecendo no Centro de Saúde Dr. Eugênio Dal Molin e descentralizados nas Unidades Básicas de Saúde La Fontaine, Vila Esperança, Taquara do Reino e Vila Kennedy. Estas crianças chegam através dos encaminhamentos realizados pelas enfermeiras e médicos pediatras, que realizam a detecção de sinais de atrasos nas consultas de puericultura.