Saúde

Publicado em: 12/05/2021 09:37 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Saúde/PMI

Saúde avança na campanha de imunização contra a gripe. Declaração para professores está disponível e deve ser preenchida

Divulgação/PMI

A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo. A vacina utilizada é a Influenza Trivalente e apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação:

✓ A/Victoria/2570/2019 (H1N1)pdm09

✓ A/Hong Kong/2671/2019 (H3N2)

✓ B/Washington/02/2019 (linhagem B/Victoria)

A vacina é contraindicada para crianças menores de 6 meses de idade, e pessoas com histórico de anafilaxia a doses anteriores. Com o início desta etapa, serão vacinados cidadãos com idade igual ou superior a 60 anos, e professores das redes pública e particular, em exercício nas escolas de ensino básico (creche, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA) e superior, de caráter público ou privado. Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde solicita o preenchimento da declaração.

DOCUMENTO DISPONÍVEL CLICANDO AQUI!

Após o preenchimento, o documento deverá ser entregue no ato da vacinação, na UBS mais próxima de sua residência, durante o período da imunização deste grupo.

ATENÇÃO ESPECIAL:

Idosos que receberam a vacina contra a COVID-19 há menos de 14 dias deverão aguardar para receber a vacina contra Influenza. Se a 2ª dose da vacina contra a COVID-19 está programada pra os próximos 14 dias, também será necessário aguardar para receber a vacina contra Influenza, pois neste momento, devemos priorizar o recebimento das duas doses da vacina contra o coronavírus, no prazo definido pelos laboratórios fabricantes.

O intervalo entre qualquer vacina, com a vacina contra a COVID-19, é de 14 dias. Se estiver com sintomas gripais, deverão procurar atendimento e permanecer em isolamento pelo período recomendado. Não comparecer para vacinação, até a resolução do caso. Pacientes com resultado positivo para COVID-19 devem ser vacinados apenas 30 dias após o início dos sintomas (ou da data de coleta de exame, para pacientes que não apresentaram sintomas).

Mesmo com a passagem para esta fase da vacinação contra a gripe H1N1, crianças (de 6 meses a menores de 6 anos); gestantes; puérperas; povos indígenas e profissionais de saúde, podem comparecer à Unidade Básica de Saúde mais próxima para receber a vacina.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, através do telefone: (43) 3178-0369.