Cultura e Turismo

Publicado em: 13/05/2021 10:17 | Fonte/Agência: Jaime Kaster - SMCT / PMI

Nossos museus na 19ª Semana Nacional de Museus. Começa segunda (17/5)

Programação regional será online e começa nesta segunda, dia 17, e vai até 20/5, com vídeos, debates e apresentações das boas práticas de cuidado dos museus e o envolvimento com as comunidades

Nossos museus na 19ª Semana Nacional de Museus. Começa segunda (17/5) Museu do Café recebendo alunos em 2019, antes da pandemia. No momento, visitas de turmas de alunos ainda não estão autorizadas

O mês de maio é dedicado aos museus e para celebrar o Dia Internacional de Museus (18 de maio) Ibiporã participará entre os dias 17 e 20 de maio da programação regional da 19ª Semana Nacional, promovida pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus). Os museus de Ibiporã inscritos na Semana – o Histórico e de Artes (MHAI) e o Museu do Café –, que são mantidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), terão duas apresentações, nos dias 18 e 20, mostrando os projetos realizados nos espaços, com o objetivo de promover a história e a memória local.

O evento regional reunirá estudantes, profissionais da área e representantes dos museus de Londrina, Ibiporã, Cambé e Rolândia, com parceria da Unifil (que disponibilizará o seu sistema para a realização das palestras e discussões) e o apoio da Universidade Estadual de Londrina. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas até o dia 17/5 pelo link: http://portal.filadelfia.br:7778/portal/pls/portal/PORTAL_APP.PORTAL_EVENTOS_API.EVENTO?pID_EVNT=1114.

A 19ª Semana Nacional de Museus tem este ano o tema: “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”. A programação completa do evento regional online está nos convites abaixo.

COZINHA DO PIONEIRO

A primeira apresentação de Ibiporã será no dia 18/5 (terça-feira), das 15h20 às 16h30, com a exibição de um trailer ampliado (13 minutos) do projeto audiovisual e editorial “Cozinha do Pioneiro - Sabores e Riquezas de Ibiporã”, desenvolvido pela Prefeitura, com produção das equipes do Museu Histórico e do Café.

O projeto foi bastante elogiado pelos municípios da região e colocou em uso a cozinha do Museu do Café (montada no antigo bar da estação ferroviária), com gravações mesmo em um ano de pandemia e com as restrições impostas pelas medidas de distanciamento social.

Mesmo com as dificuldades, a equipe conseguiu produzir 22 vídeos com as famílias, que estão disponíveis para acesso público nos canais da Secretaria de Cultura e Turismo de Ibiporã. A playlist no Youtube é: (https://www.youtube.com/playlist?list=PLGDuF0TrCK0Q9hiy7i39o87XwSnZ-hn8-). Também foi coroado com a publicação do livro de receitas e memórias “Cozinha do Pioneiro”, que pode ser baixado gratuitamente em PDF no site da SMCT: (http://cultura.ibipora.pr.gov.br/pagina/342_Publicacoes-Historicas.html).

ORGANIZAÇÃO DO MHAI

A segunda atividade será no dia 20/5 (quinta-feira), das 14h10 às 15h, com a apresentação do projeto Organização, seleção do acervo, revitalização e retomada da área de exposição do Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI), ação executada pelos servidores da SMCT nos primeiros meses de 2021.

O museu iniciou suas atividades em 1985 e desde 2005 está instalado no prédio da antiga Prefeitura e da Fundação Cultural de Ibiporã (na Av. Dom Pedro II, 368). Com o crescente número de doações, estava com excesso de objetos na sala de reserva técnica e por isso passou por uma reorganização do acervo e uma transformação visual interna, com a retomada da área de exposição ao público e a possibilidade de voltar a receber visitas.

As peças maiores, que inviabilizavam a circulação e visitação à sala de reserva técnica, foram transportadas para o saguão de entrada do museu, onde haverá exibição de vídeos e uma rotatividade dos temas. O tema atual são as profissões urbanas e objetos e equipamentos que eram utilizados no comércio e em instituições de Ibiporã. O responsável pelas apresentações locais na Semana de Museus será o jornalista Jaime Kaster, coordenador de projetos de memória da SMCT, que terá o apoio dos demais servidores da área na Secretaria.