Saúde

Publicado em: 21/05/2021 10:59 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Saúde | Núcleo de Comunicação Social

UBS's irão atender em horário especial, para coleta de exames preventivos

Ação é realizada para ampliar o atendimento às mulheres ibiporaenses

O preventivo é um exame simples, rápido e indolor e, segundo o Instituto Nacional de Câncer, é recomendado que seja realizado anualmente, por mulheres entre 25 a 64 anos.

O exame preventivo é indicado para investigar alterações no útero que podem trazer complicações para a mulher. Com ele, podem ser identificados: presença de cistos, sinais de infecções vaginais e infecções sexualmente transmissíveis, sinais de alterações no colo do útero e alterações sugestivas de câncer do colo de útero.

A administração municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, abrirá, neste sábado (22), das 08h às 13h, as Unidades Básicas de Saúde, exceto as UBS’s Prefeito Mauro José Pierro (Taquara do Reino) e Olemário Mendes Borges (John Kennedy), para realização da coleta do exame preventivo.

Além disso, outras unidades também funcionarão em horários especiais, para ampliar o atendimento às mulheres ibiporaenses, conforme o cronograma abaixo:

- Unidade Básica de Saúde José Silva Sá (Pérola): todas as quartas-feiras, das 17h às 20h;
- Unidade Básica de Saúde Dr. Mauro Fel Filgueiras (San Rafael): dias 21/05 e 27/05, das 18h às 20h;
- Unidade Básica de Saúde Dr. Wilson Costa Funfas (Vila Esperança): dias 25/05, 09/06, 17/06, 23/06 e 01/07, das 17h às 20h.

Procure as Unidades Básicas de Saúde para realizar o agendamento e previna-se!

Para mais informações a respeito do exame, acesse: www.inca.gov.br ou clique aqui e confira a cartilha.