Saúde

 

Publicado em: 08/06/2021 14:59 | Fonte/Agência: NÚCLEO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL | PMI

A cada doação, até 4 vidas podem ser salvas!

Mês de junho é dedicado à conscientização sobre a importância da doação de sangue.

Whatsapp

 

No período de inverno, em meses mais frios como junho e julho, os bancos de sangue de todo o país registram uma considerável baixa nas doações feitas nos hemocentros e, com a pandemia da COVID-19, o baixa no número de doadores é ainda maior.

A campanha “Junho Vermelho” acontece justamente nesta época do ano, para alertar e conscientizar a respeito da importância de aumentar o número de doadores no Brasil e envolver governo e população no abastecimento dos bancos de sangue do país.

De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil existem 27 hemocentros e mais de 500 serviços de coleta, englobando rede pública e privada, e cerca de 3,5 milhões de brasileiros realizam a transfusão de sangue anualmente.

Entretanto, este número não é o suficiente para que os bancos de sangue estejam sempre abastecidos. Para isso, seria necessário que ao menos 3,5% da população brasileira fizesse a doação constante, quando apenas 1,8% doa voluntariamente.

O procedimento é totalmente seguro, realizado com materiais descartáveis e o doador é atendido por uma equipe treinada. Em cada coleta, são retirados até 450ml de sangue, uma quantidade que o corpo é capaz de repor totalmente em até 72 horas.

A única recomendação feita ao doador é que repeite o intervalo solicitado entre doações: 2 meses para homens (máximo de 4 doações anuais) e 3 meses para as mulheres (máximo de 3 doações anuais). Aos que testaram positivo para COVID-19, deve-se aguardar 30 dias após a recuperação.

QUEM PODE DOAR?

Pessoas entre 16 e 69 anos (para menores de idade, é exigida a autorização ou acompanhamento dos responsáveis), que tenham mais de 50 kg e estejam em boas condições de saúde.

COMO DOAR?

Procure o Hemocentro Regional de Londrina, vinculado ao Hospital Universitário (HU), de segunda a sexta, das 13h às 18h30 e aos sábados, das 8h às 17h30.

Rua Claudio Donisete Cavaliere, nº 156, Jardim Aruba, Londrina-PR.

COMO SE PREPARAR PARA A DOAÇÃO?

Não é preciso estar em jejum, mas é recomendado que alimentos muito gordurosos sejam evitados horas antes da doação. Ao se dirigir ao local, esteja munido de documento oficial com foto, como RG, CNH ou Carteira de Trabalho.

Após a doação, há algumas orientações que devem ser seguidas:

- Beber bastante líquido;

- Evitar esforços físicos exagerados até 12 horas após o procedimento;

- Evitar bebidas alcoólicas até 12 horas após o procedimento;

- Deixar o curativo no local da punção até 4 horas após o procedimento.

Doar sangue é um ato importante, um gesto rápido e praticamente indolor e, para quem recebe, tem um grande significado: uma vida salva!