Trânsito

Publicado em: 26/07/2021 16:41 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI com informações da Secretaria de Serviços Públicos, Obras e Viação/PMI

Administração municipal promove palestra sobre segurança e direção defensiva no trânsito, aos servidores

Participaram motoristas de diversos departamentos e demais profissionais do transporte, da Prefeitura de Ibiporã e do SAMAE.

Divulgação/PMI

Em comemoração ao Dia do Motorista, celebrado no último domingo (25), na sexta-feira (23), a administração municipal, por meio da secretaria de Serviços Públicos, Obras e Viação, através de seu Departamento Municipal de Trânsito realizou, no Cine Teatro Padre José Zanelli, em duas turmas, uma pela manhã, outra pela tarde, a palestra: Trânsito – Segurança e Direção Defensiva, aos servidores da Prefeitura de Ibiporã e do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), que desempenham a função de motorista.

Considerando que o trânsito diariamente causa situações adversas e as complicações vivenciadas são geradas por aqueles que o compõem, pedestres e condutores, quando não estão atentos ou bem instruídos referente às sinalizações e reações possíveis para que se evitem os acidentes, a palestra, ministrada pelo diretor do Departamento, Clovis Bordinoski e os agentes municipais de trânsito, fez a manutenção das orientações, somadas à importantes instruções sobre direção defensiva a estes profissionais.

A importante atividade relembrou sobre quando conduzimos ou caminhamos pelas ruas da cidade. Destacou que representamos uma parte do todo que é o trânsito, e que precisamos ter estrito respeito às normas que o regulamentam, para termos harmonia entre o fluxo de pessoas e de veículos que circula pelas vias públicas, e foi pensando nisso que o momento foi promovido para os profissionais que têm seus ofícios acontecendo no dinamismo do trânsito, todos os dias.

Além de normas de comportamento do condutor e respeito à vida, também foram expostas, durante a programação, situações ligadas à legislação, à sinalização de trânsito e questionamentos dos participantes sobre determinadas situações práticas do cotidiano nas vias urbanas. “Esta é a primeira de uma série de atividades que estamos planejando com o intuito de capacitar os servidores que exercem tão importante função e devem ser exemplo para os outros motoristas. Conduzir veículos com responsabilidade é essencial para a preservação da vida e esta palestra sobre direção defensiva vem ao encontro desse anseio da administração municipal”, ressalta Bordinoski.

Em fala, o prefeito José Maria Ferreira tratou sobre a ação de instrução e conscientização: “É de todos a responsabilidade de tornar e manter o trânsito seguro. No dia a dia dos serviços prestados pela Prefeitura de Ibiporã e pelo SAMAE, o trânsito faz parte da rotina dos servidores, desde aqueles que dele usam para se deslocarem até seu local de trabalho, àqueles que tem o transporte e a direção como seu ofício. A manutenção das orientações e visões sobre o trânsito é essencial, conduzimos para nós e pelos outros. Atenção mais do que redobrada é de suma importância. Respeito aos limites de velocidade, às sinalizações horizontais e verticais e o uso do cinto de segurança são obrigações óbvias de qualquer motorista, mas que precisam ser reforçadas com constância. A cidade cresce, e sua frota de veículos também. Somos todos nós, motoristas e pedestres, responsáveis por um trânsito seguro”, concluiu o prefeito.

O evento contou ainda com as presenças da vice-prefeita Mari de Sá, do secretário de Administração e Gestão de Pessoas, Juarez Afonso Ignácio, e dos vereadores Augusto Semprebon, Dieguinho da Furgão, Gilson Mensato e Rafael Eik Ferreira.