TRANSPARÊNCIA

 

Publicado em: 26/07/2021 17:00 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI com informações Tribunal de Contas do Estado do Paraná/TCE-PR

Ibiporã tem índice de absoluta transparência entre os 399 municípios do Paraná, referente à vacinação, segundo o TCE-PR

Dados foram apresentados pelo Tribunal de Contas do Estado, através do Índice de Transparência da Administração Pública (ITP).

Whatsapp

 

Ibiporã tem índice de absoluta transparência entre os 399 municípios do Paraná, referente à vacinação, segundo o TCE-PR
TCE-PR

Em ranking divulgado no site do TCE-PR - disponível para consulta através do https://www1.tce.pr.gov.br/conteudo/ferramentas-itp-vacinacao/335469/area/250 - Ibiporã está entre os 44 municípios que alcançaram 100% de transparência na apresentação dos dados referentes à vacinação contra a COVID-19, das 399 cidades do estado.

O levantamento, realizado pelo TCE-PR, denominado Índice de Transparência da Administração Pública foi conduzido como uma avaliação dos portais da transparência, especificamente quanto às ações públicas relacionadas à vacinação contra a COVID-19. Foram analisados os portais dos Poderes Executivos municipais e estadual.

Entre os 11 critérios analisados pelo TCE-PR sobre a apresentação de informações feita pelos municípios, estiveram: a periodicidade na apresentação das informações da vacinação; passando pela clareza sobre a eficácia, segurança e potenciais riscos dos imunizantes; sobre a ordem dos grupos prioritários; aqueles vacináveis e destacando fase vigente e grupo correspondente; quantitativos recebidos; vacinômetros atualizados, acompanhados da quantidade de doses e insumos recebidos e/ou adquiridos; se houve compra de doses; se há identificação nas sobras, assim como divulgação de canais para denúncia de “fura-filas”, horários e endereço das salas de vacinação.

Destaca-se ainda que os dados analisados pelo TCE-PR não fazem parte de um relatório exclusivo para o órgão, mas aquelas informações que estão publicadas de fácil acesso ao cidadão, que frequentemente são replicadas também nas redes sociais da Prefeitura de Ibiporã e veiculadas pela mídia local.

No índice mais recente, estamos em 36º da região e em 322º no ranking nacional, e o trabalho nestes sete primeiros meses de administração acontece justamente para organizar e viabilizar ações que nos permitam recuperar colocações neste índice, pois isso corresponderá à retomada do crescimento, do investimento e da boa prestação de serviço à família ibiporaense. Índices são importantes e mostram dedicação, assim como esse sobre a transparência da vacinação. Temos trabalhado firme na missão de combater a COVID-19, e assim permaneceremos”, concluiu o prefeito.

O portal da transparência (em Ibiporã, Portal COVID-19) com informações sobre a COVID-19 e a vacinação que segue acontecendo no município, pode ser acessado através do link: https://ibipora.pr.gov.br/pagina/1461_Portal-COVID-19.html e também através das redes sociais da Prefeitura de Ibiporã (@prefeituramunicipaldeibipora).