De 21 a 28 de agosto é celebrada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, com o objetivo criar reflexões e debates sobre o direito à igualdade e inclusão social e conscientizar a sociedade sobre a importância de práticas inclusivas e o respeito às diferenças.
O tema deste ano, “é tempo de transformar conhecimento em ação", visa proporcionar às pessoas com deficiência intelectual e múltipla, um maior conhecimento sobre os seus direitos e como assegurar que estes façam parte de seu cotidiano.
Uma realização da administração municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com CMDPD, APAE Ibiporã, APASI e APADEVI, as atividades em Ibiporã tiveram início nesta sexta-feira (20) e acontecerão até o próximo sábado (28), com rodas de conversa, palestras online, depoimentos e vídeos, que buscam envolver as famílias, alunos, profissionais da educação e saúde e poder público.
A abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla contou com a formação para os professores da Rede Municial de Educação, por meio da palestra online "Histórias de sucesso e superação da teoria à prática", com a participação da professora Rosânia Aparecida de Almeida, da APAE Ibiporã, professora Ivete Pereira Semprebom, da APASI e professora Maria Ivone Ferreira Ranieri, da APADEVI.
Neste sábado, a administração municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e da Assessoria de Educação Especial e Inclusiva, realizou o primeiro "Café com Inclusão", promovendo uma roda de conversa, com intuito de acolher as famílias de alunos inclusos na rede municipal de ensino e proporcionar a interação entre o Executivo e as famílias, reforçando o compromisso firmado pela administração de avançar sem deixar ninguém para trás. Na oportunidade, o prefeito José Maria Ferreira tratou sobre a importância de contar com equipe preparada, ensino humanizado, pronto para receber e atender à criança e à família por meio de uma rede municipal de ensino pronta e inclusiva.
No decorrer desta semana, outras atividades serão realizadas, a fim de reforçar o direito da pessoa com deficiência a um sistema educacional inclusivo, em todos os níveis de aprendizado, e desenvolver talentos e habilidades físicas, sensoriais, sociais e intelectuais, respeitando sempre as necessidades de cada um.
ACESSE A PROGRAMAÇÃO DA SEMANA