Saúde

Publicado em: 14/09/2021 18:47 | Fonte/Agência: Nucleo de Comunicação Social/PMI com informações da Secretaria Municipal de Saúde/PMI

Ibiporã se prepara para vacinar adolescentes com comorbidades, contra a COVID-19

Conforme o Plano Nacional de Imunização (PNI), indivíduos de 12 a 17 anos, com comorbidades ou deficiência permanente, serão vacinados nesta primeira etapa

Divulgação/PMI

Com o avanço da imunização contra a COVID-19 em Ibiporã, a Secretaria Municipal de Saúde se prepara para vacinar pessoas de 12 a 17 anos com comorbidades ou deficiência permanente.

A data de abertura para agendamento dependerá da chegada de doses no município, de envio realizado pelo governo do Estado. Aguarda-se por imunizantes da Pfizer, única vacina autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para os menores de idade no Brasil.

• PRIMEIRA ETAPA:

Nesta primeira etapa serão vacinados adolescentes com comorbidades ou deficiência permanente. O agendamento da data da vacina depende da validação do cadastro pós comprovação da comorbidade, conforme os critérios estipulados pelo Governo Federal.

VALIDAÇÃO DO CADASTRO PARA AGENDAMENTO:

Adolescentes que fazem acompanhamento nas unidades públicas de saúde terão seu cadastro validado pela equipe de saúde do município, e poderão realizar agendamento conforme a chegada de doses em Ibiporã.

Àqueles que fazem acompanhamento pela rede privada de saúde, deverão levar os documentos listados abaixo à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência, para avaliação e validação, realizada pela equipe médica responsável.

Será possível acompanhar o status do cadastramento no site da prefeitura de Ibiporã (www.ibipora.pr.gov.br). A disponibilidade de agendamento também será informada via SMS enviado para o celular cadastrado.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

PARA ADOLESCENTES COM COMORBIDADES: formulário para atestado médico original (disponível no link abaixo), junto aos exames, receitas, relatório médico, prescrições médicas ou outros documentos que comprovem a comorbidade.

>> ATESTADO MÉDICO - Clique Aqui <<

PARA ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA PERMANENTE: (qualquer um dos documentos a seguir): laudo médico que indique a deficiência; cartões de gratuidade no transporte público que indiquem a condição de deficiência; documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiências; documento oficial de identidade com a indicação da deficiência.

É importante ressaltar que, por serem menores de idade, os adolescentes precisam estar acompanhados de um responsável na hora da vacinação.

• PRÓXIMA ETAPA:

Após a ministração das primeiras doses em adolescentes com comorbidades ou deficiência permanente, será aberto agendamento de vacinação por faixa etária a partir dos 17 anos, de forma decrescente, de acordo com a chegada de novos quantitativos enviados pelo governo estadual.