CIDADE DE OPORTUNIDADES

Publicado em: 20/09/2021 12:10 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI com informações da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Economia Solidária/PMI

Administração municipal, por meio da secretaria do Trabalho promoverá, nesta terça (21), ação de inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Evento acontecerá pela inclusão social e profissional. Um relacionamento direto entre cidadão, Poder Público e empresas participantes, pela geração de oportunidades

Divulgação/PMI

Programada para o dia 21/09, terça-feira, o “DIA D” é uma importante ação de inclusão das pessoas com deficiência e beneficiários reabilitados do INSS, no mercado de trabalho.

O evento que acontecerá das 8h às 12h, no Centro Tecnológico do Trabalhador de Ibiporã – CTTI, localizado na Praça Ciro Ibirá de Barros, 176, centro – Ibiporã reunirá empresas de Ibiporã e região unidas ao Poder Público Municipal em incentivo à inclusão social e profissional relacionando-se diretamente com o trabalhador, gerando oportunidades.

Os candidatos poderão efetuar ou atualizar seu cadastro no Sistema Nacional de Emprego (SINE), visualizar vagas e realizar entrevistas de emprego no mesmo dia, com representantes do setor de RH das empresas.

Até o momento, seis empresas de Ibiporã e região confirmaram presença e, pelo menos, 25 vagas serão ofertadas para funções como: auxiliar de linha de produção, auxiliar administrativo, classificador de grãos, auxiliar de escritório, auxiliar de limpeza, vendedor, operador de caixa, entre outros.

Os trabalhadores interessados nas vagas que estarão disponíveis devem comparecer ao CTTI, neste dia 21, munidos de sua Carteira de Trabalho, RG, CPF e laudo médico. As empresas interessadas em participar do “Dia D cadastrando suas vagas de emprego precisam entrar em contato com a Agência do Trabalhador de Ibiporã, pelo telefone (43) 3178-0224.

“DIA D”

A ideia original do "Dia D" surgiu em 2012 no estado de Mato Grosso e em 2013 na Bahia. Com o sucesso alcançado nesta ação, o Ministério do Trabalho desafiou parceiros a promoverem o evento do "Dia D", Dia Nacional da Contratação da Pessoa com Deficiência.

Conforme a Lei Federal nº 8.213/91, em empresas com mais de 100 funcionários, 2% do total do quadro de trabalhadores devem ser preenchidos obrigatoriamente por pessoas com deficiência. Empresas que têm de 201 a 500 funcionários devem empregar 3% de pessoas com deficiência. De 501 a mil funcionários, a porcentagem sobre para 4%. Acima de mil funcionários, 5% das vagas devem ser reservadas para pessoas com deficiência.

Dúvidas sobre o "Dia D", sua programação e como participar? Fale com o Trabalho: (43) 3178-0224.