Saúde

Publicado em: 27/09/2021 15:47 | Fonte/Agência: Nucleo de Comunicação Social/PMI com informações da Secretaria Municipal de Saúde/PMI

Ibiporã está vacinando, contra a COVID-19, adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, deficiências permanentes, gestantes e puérperas

Cidadãos desta faixa etária devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis no ato da vacinação, ou com o termo de consentimento para vacinação de menores de 18 anos original e devidamente preenchido

Divulgação/Internet

A Prefeitura de Ibiporã vem vacinando contra a COVID-19, desde quarta-feira (22/09), os adolescentes com comorbidades, deficiência permanente e gestantes e puérperas, de 12 a 17 anos.

A expectativa da prefeitura é que aproximadamente 100 pessoas se vacinem nesta fase da campanha de imunização e mais de vinte cidadãos, destes grupos prioritários, já foram vacinados.

A vacinação vem acontecendo no Centro de Vacinação na Rua Rodrigues Alves, nº 25, Igreja Espaço Vida, das 08h às 18h e os adolescentes devem estar acompanhados por seus pais ou responsáveis no ato da vacinação, ou apresentarem o TERMO DE CONSENTIMENTO PARA VACINAÇÃO DE MENOR DE 18 ANOS ORIGINAL (disponível clicando aqui), assinado pelo declarante e pelo adolescente, com assinatura idêntica ao documento oficial com foto. Também deverá ser entregue cópia do documento oficial do declarante e do adolescente.

Para a ampliação e vacinação dos demais adolescentes sem comorbidades, a prefeitura informou que aguarda o envio de novas doses pelo Ministério da Saúde, seguindo assim as orientações do Plano Nacional de Imunização (PNI).

A Secretaria de Saúde de Ibiporã orienta os pais ou responsáveis que façam o cadastro antecipado do adolescente através do site da prefeitura (www.ibipora.pr.gov.br). No ato da vacinação, será necessário apresentar um documento de identificação com foto, CPF ou certidão de nascimento do adolescente, além de comprovante de residência com endereço de Ibiporã, que pode estar no nome do pai ou da mãe, anexado a um documento que comprove a filiação, e a caderneta de vacinas.

A vacinação contra a COVID-19 para os adolescentes (atualmente aos com comorbidades, deficiências permanentes e gestantes) está sendo realizada com a vacina Pfizer, exclusivamente. As comorbidades e deficiências são as mesmas que foram delimitadas aos adultos (quadro disponível no site da prefeitura).

Para estes adolescentes de cadastro já aprovado (o status está disponível para consulta através da aba “PESQ. COVID”, na plataforma de agendamento), já será possível realizar o agendamento.

Os adolescentes com comorbidades e deficiência permanente QUE AINDA NÃO ESTÃO COM CADASTRO LIBERADO devem seguir os passos a seguir:

• Atualizar o cadastro no sistema de vacinação, no site da prefeitura, incluindo o grupo pessoas com comorbidades e/ou pessoas com deficiência permanente, e/ou gestantes e puérperas;
  • Adolescentes que fazem acompanhamento nas unidades públicas de saúde terão seu cadastro validado pela equipe de saúde do município, e poderão realizar agendamento conforme a chegada de doses em Ibiporã;
  • Àqueles que fazem acompanhamento pela rede privada de saúde, deverão apresentar na Unidade de Saúde mais próxima da residência o FORMULÁRIO PARA ATESTADO MÉDICO ORIGINAL (disponível clicando aqui), junto aos exames, receitas, relatório médico, prescrições médicas ou outros documentos que comprovem a comorbidade. Os documentos serão avaliados e validados pela equipe médica responsável.

Será possível acompanhar o status do cadastramento no site da Prefeitura deIbiporã (www.ibipora.pr.gov.br).

Em Ibiporã, a vacinação continua e o cidadão deve atentar-se, também, a sua segunda dose. A Secretaria de Estado da Saúde (SESA), a partir do dia 17 de setembro, passou a indicar o intervalo da vacina Pfizer, entre a 1ª e 2ª dose, de oito semanas (56 dias). A Secretaria Municipal de Saúde iniciou a partir deste sábado, 25 de setembro, a antecipação gradual do intervalo para oito semanas da vacina do Laboratório Pfizer, considerando as doses recebidas até então. O intervalo recomendado entre a 1ª e 2ª dose dos Laboratórios Astrazeneca/Fiocruz (12 semanas - 84 dias) e Butantan (25 dias) não sofreram mudança no intervalo entre doses.

Já devem realizar o agendamento:

• Pessoas que receberam a 1ª dose das vacinas do laboratório Butantan até o dia 02/09/2021;
  • Pessoas que receberam a 1ª dose das vacinas do laboratório Pfizer até o dia 02/08/2021;
  • Pessoas que receberam a 1ª dose das vacinas do laboratório Astrazeneca/Fiocruz até o dia 05/07/2021.

Se estiver com o esquema vacinal atrasado, faça seu agendamento o quanto antes. Caso tenha apresentado resultado positivo para COVID-19 deve-se aguardar 30 dias para ser vacinado, e o intervalo com outras vacinas é de 15 dias.

E atenção, além da imunização completa, o uso de máscara, distanciamento social, lavagem das mãos e uso do álcool 70% é fundamental para diminuição de casos e óbitos. Em caso de dúvidas, procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima do seu endereço para orientações.