CUIDANDO DAS PESSOAS

Publicado em: 05/10/2021 10:44 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI com informações da Secretaria Municipal de Saúde/PMI

Em Ibiporã, Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos é iniciada para atualização de cadernetas e aumento de cobertura vacinal no município

Secretaria Municipal de Saúde deu início à campanha, na manhã da última sexta-feira (01)

Divulgação/PMI

Iniciou-se em Ibiporã e em todo o país, na última sexta-feira (01), estendendo-se até 29 de outubro de 2021, a Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (até 14 anos, 11 meses e 29 dias), sendo o dia 16 de outubro o “Dia D” de divulgação e mobilização nacional.

A multivacinação tem como objetivo oportunizar o acesso às vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação da Criança e do Adolescente, atualizando a situação vacinal, aumentando as coberturas vacinais e a homogeneidade, diminuindo a incidência e contribuindo com o controle, eliminação e/ou erradicação de doenças imunopreveníveis nas crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

Nesta campanha estão disponíveis as vacinas dos calendários deste grupo vacinal. Dessa forma, a população-alvo deve comparecer ao posto de vacinação para que a caderneta seja avaliada e o esquema vacinal atualizado, de acordo com a situação encontrada, ou seja, a vacinação será realizada de forma seletiva, não aplicando doses adicionais.

Manter a caderneta de vacinação das crianças e ados adolescentes em dia é um desafio, uma questão de saúde pública, visto que doenças como o sarampo, a meningite e a caxumba afetam a saúde desses grupos etários, importantes transmissores dessas doenças.

As vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde de Ibiporã, de acordo com o horário de funcionamento de cada sala. Durante este período de campanha da vacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos, não será necessário agendar. Os pais e/ou responsáveis devem buscar à UBS mais próxima do seu endereço, apresentar documentos pessoais da criança, e acompanhados da caderneta de vacinação.

Nesta ação será fornecido também o atestado de vacinação, documento obrigatório para matricula escolar.