CUIDANDO DAS PESSOAS

Publicado em: 22/01/2022 08:55 | Fonte/Agência: Nucleo de Comunicação Social/PMI com informações da Secretaria Municipal de Saúde/PMI

Ibiporã libera agendamento para vacinação contra a COVID-19 de crianças de 09 e 10 anos, do público geral

Município avança na vacinação das crianças, com segurança, mantendo-as em observação durante 20 minutos em seu Centro de Saúde, com suporte médico e vacinação realizada apenas em menores, naquele local

Divulgação/PMI

Está liberado, em Ibiporã, o agendamento para a vacinação contra a Covid-19, para crianças de 09 e 10 anos do público geral, já cadastradas por meio do site da Prefeitura de Ibiporã (www.ibipora.pr.gov.br), sendo realizada de acordo com as recomendações do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19 (PNO).

Para esta nova faixa etária (09 e 10 anos), a vacinação passará a acontecer a partir do dia 24 de janeiro (segunda-feira), no Centro de Saúde, mediante agendamento das crianças.

O avanço da vacinação acontecerá de acordo com o recebimento de doses enviadas pelo Ministério da Saúde.

Os pais ou responsável legal devem estar presentes no ato da vacinação, manifestando sua concordância. Em caso de ausência de pais ou responsável legal, a vacinação deverá ser autorizada através do “TERMO DE CONSENTIMENTO PARA VACINAÇÃO DE MENOR DE 18 ANOS”. Não é necessário prescrição médica que autorize a vacinação. Porém, faz-se necessário apresentar documentos pessoais da criança e caderneta de vacinas. O intervalo entre a 1ª e 2ª dose é de 08 semanas.

A vacina Covid-19 não deve ser administrada de forma concomitante a outras vacinas do calendário infantil, por precaução, sendo recomendado um intervalo de 15 dias. Caso tenha apresentado resultado positivo para Covid-19, deve-se aguardar 30 dias após o início dos sintomas ou data do exame (para pacientes sem sintomas) antes de se vacinar contra a Covid-19.

Buscando o melhor atendimento, as crianças devem permanecer em observação por 20 minutos após a administração da vacina contra a Covid-19, no Centro de Saúde, local que NÃO ESTÁ VACINANDO PACIENTES DE 12 ANOS OU MAIS contra a COVID-19, APENAS CRIANÇAS. Os demais publicos devem buscar atendimento para a vacinação, nas demais unidades do município.

A vacinação da 2ª dose da vacina dos laboratórios Butantan e Fiocruz para os demais públicos está acontecendo na UBS do Jardim Pérola, todas as quartas-feiras.

Em geral, há proporcionalmente menos infecções sintomáticas e casos com doença grave e mortes por COVID-19 em crianças e adolescentes, em comparação com faixas etárias mais avançadas. Embora a apresentação clínica da COVID-19 seja mais branda em crianças quando comparada aos adultos e idosos, condições médicas subjacentes podem contribuir para o risco de doença grave em comparação com crianças sem condições médicas subjacentes.

As crianças e os adolescentes podem apresentar sintomas clínicos prolongados (conhecidos como “COVID-19 longa”, doença pós - COVID19 ou sequelas pós-agudas de infecção por SARS-CoV-2), sendo que a frequência e as características dessas doenças ainda estãõ sob investigação.

● ACESSE O “TERMO DE CONSENTIMENTO PARA VACINAÇÃO DE MENOR DE 18 ANOS”, CLICANDO AQUI!

LEIA AS INSTRUÇÕES E FAÇA O AGENDAMENTO, CLICANDO AQUI!