Dinamizar o atendimento, qualificá-lo e democratizá-lo. Entre as melhorias que estão sendo promovidas na Saúde de Ibiporã, estão também os painéis eletrônicos para chamada de pacientes às consultas, implantados pela administração municipal neste 2022, por meio da secretaria de Tecnologia da Informação nas UBSs, na Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA) e no Centro de Referência em Especialidades Médicas de Ibiporã (CREMI).
A instalação iniciada no começo do mês de março já foi concluída, são 11 telas em funcionamento sincronizado com a central de controle, possíveis de serem acessadas por meio da secretaria de Tecnologia da Informação. Os dispositivos estão nas recepções e salas de espera e fazem o chamamento ao cidadão, apresentando seu nome em tela, convidando-o por nome e indicando o consultório para onde deve se dirigir.
“Isso tudo realizamos para permitir um atendimento mais dinâmico e eficaz. Quando o paciente é chamado pelo nome e não mais por uma senha, humanizamos o acesso, damos pessoalidade, além de democratizarmos as ações. O cidadão pode realizar a leitura de seu nome em tela, mas pode também reconhecer-se por meio do sinal sonoro, quando é chamado, por meio do sistema, pelo nome completo”, registrou o prefeito José Maria Ferreira.
O comando do painel pode ser realizado pela recepção ou ainda pelo próprio médico, após conclusão de determinado atendimento. Além da facilitação e cuidado com o cidadão, o sistema passou a permitir melhor organização e controle entre médicos, atendentes e demais servidores.
“A Saúde agradece a administração municipal, que por meio da secretaria de Tecnologia da Informação, está promovendo o chamamento via painel eletrônico em todas as Unidades Básicas de Saúde e na UPA 24h. De extrema importância esta ferramenta facilita a organização, torna democrático o atendimento, deixa transparente sua ordem além de apresentar a qual consultório o paciente deve buscar seu atendimento. Isso é atender com dignidade o cidadão ibiporaense” afirmou a secretária de Saúde, Leiliane de Jesus Vilar.