Geral

 

Publicado em: 19/08/2022 11:51

Recenseadores do IBGE já estão nas ruas de Ibiporã e pedem colaboração dos cidadãos

Responsáveis pelo levantamento solicitam que moradores os recebam e respondam o questionário

Whatsapp

 

Recenseadores do IBGE já estão nas ruas de Ibiporã e pedem colaboração dos cidadãos
Divulgação/PMI

Já em campo, os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vem enfrentando, em Ibiporã e também em outras cidades do Brasil, dificuldades para coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022.

O que mais tem dificultado a aplicação é a desconfiança dos moradores em receber os profissionais. O levantamento realizado é muito importante não só para a esfera federal de governo, mas para o município. Esta coleta de dados sobre a população brasileira permite traçar o perfil socioeconômico, além de contar os habitantes do território, identificar características e revelar como vivem os brasileiros. Assim, permite-se com mais facilidade, implementar políticas públicas essenciais para os cidadãos.

"Devemos receber os recenseadores que estiverem devidamente identificados e somarmos às informações do Censo. De suma importância, ele permite a formulação de relevantes pesquisas, prospecções econômicas e de mercado, além de permitir, com mais dinamicidade e eficácia, a implementação de políticas públicas”, destacou o prefeito José Maria Ferreira.

Feita pela última vez no Brasil em 2010, o levantamento censitário deve ser realizado no País, de acordo com a Lei, de dez em dez anos. Contudo, em 2020 foi adiado pela primeira vez. Em 2021, o Censo sofreu novo adiamento por dificuldades. Após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), o Governo Federal liberou os R$ 2,3 bilhões solicitados pelo IBGE para a realização do levantamento.

De acordo com o IBGE e seu calendário, os primeiros resultados do Censo deste 2022 tem previsão de publicação para o final deste ano. Outras análises e cruzamentos de dados serão divulgados ao longo de 2023 e 2024.

Por isso, colabore com o progresso do País e também da cidade, responda o levantamento do IBGE. Receba os rescenceadores devidamente identificados. A identidade dos agentes pode ser confirmada por meio do site do IBGE (https://respondendo.ibge.gov.br/entrevistador.html) ou também, via leitura de QR Code presente em seu crachá.