Meio Ambiente

Publicado em: 21/09/2022 11:56 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

Ação de catadores irregulares em Ibiporã passa a ser alvo de fiscalização

Em trabalho conjunto SAAMA, SAMAE e Polícia Militar estão em ação

A retirada irregular de sacos com materiais reciclados que devem ser coletados pela empresa Costa Oeste, em Ibiporã, é um fato. Vídeos e fotografias feitas pelos moradores das mais diversas regiões são constantes nas redes sociais e os registros da ação clandestina acontecem sempre nos horários anteriores à passagem do caminhão cadastrado da empresa Costa Oeste, que atua, de maneira oficial, a serviço do SAMAE para a coleta dos materiais recicláveis. Moradores ainda destacam que, muitas vezes, parcela dos resíduos são deixados pelas calçadas e vias quando não são de interesse dos catadores.

De acordo com o pesquisado, grande parcela daquilo que vem sendo separado pelos munícipes e colocado nas ruas, em respeito à coleta seletiva promovida na cidade, está sendo recolhida por pessoas que não têm ligação com a empresa Costa Oeste, tampouco prestam serviço a ela. Desta maneira, destaca-se que aquele que recebe o material coletado de maneira clandestina por estas pessoas, pode não estar dando a destinação correta, com ausência de licenças ambientais, e por consequência, prejudicando o meio ambiente, além de interferir diretamente no processo de reciclagem, sustentabilidade e coleta custeada pelo município.

Ainda sobre a temática de respeito à natureza, a Prefeitura de Ibiporã reitera ao cidadão, e também orienta, sobre a importância de prezar pela separação dos resíduos e a essencialidade que esta prática traz, por meio da coleta seletiva. É preciso praticá-la para que se mantenha o respeito ao meio ambiente, através da reciclagem e do destino correto de todos os resíduos. A prática clandestina interfere negativamente na ação sustentável que há anos é aplicada e promovida no município.

Devido a fatores como estes, a ação dos catadores irregulares passou a ser alvo da fiscalização em uma ação conjunta da SAAMA – Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, SAMAE e Polícia Militar. Os infratores, nesta ação, podem sofrer sanções penais, principalmente aqueles que recebem os materiais coletados pelos veículos e trabalhadores irregulares que circulam pela cidade. As rotas destes caminhões e carros que tracionam pequenas carretas já são de conhecimento dos órgãos competentes.

Sendo assim, SAAMA, SAMAE e Polícia Militar recomendam:

• Faça, em sua casa e/ou empresa, a separação dos resíduos como recomendado pela administração municipal. Então: RESPEITE A COLETA SELETIVA;
  • Siga os dias e horários para cada categoria (orgânico, rejeito e reciclável), e coloque o lixo, na rua, poucos momentos antes da passagem do caminhão;
  • Fique atento ao caminhão cadastrado da empresa Costa Oeste. Saiba como identificá-lo / Equipado e sinalizado, o caminhão da empresa Costa Oeste, a serviço do SAMAE, faz corretamente a coleta, não deixa lixo pelas vias e destina corretamente os resíduos de acordo com cada dia da coleta seletiva e é fácil de ser reconhecido.

O diretor-presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), Gustavo Toneli de Sá destacou: “As pessoas creem que fazer a sua parte para preservar o meio ambiente, é apenas quando não lançam lixo ao chão. Enquanto na realidade, não basta apenas depositá-lo em sacos plásticos e descartá-lo, mas respeitar os dias da coleta seletiva, separá-lo de acordo com as datas corretas e diariamente, priorizar e se atentar à passagem do caminhão da empresa Costa Oeste, cadastrado e autorizado a realizar a coleta”, concluiu o diretor.

Ainda de acordo com o SAMAE e também pelas recomendações da administração municipal, é essencial respeitar o itinerário do caminhão autorizado, que funciona por setores, da seguinte forma:

Setor 01 (Centro): início da coleta às 17h;

Setor 02: início da coleta às 7h da manhã;

Setor 03: início da coleta às 7h da manhã.