CUIDANDO DAS PESSOAS

 

Publicado em: 25/11/2022 17:16 | Fonte/Agência: Nucleo de Comunicação Social/PMI com informações da Secretaria Municipal de Saúde/PMI

Ibiporã segue vacinando crianças de seis meses a dois anos, com comorbidades, contra a COVID-19


Whatsapp

 

Ibiporã segue vacinando crianças de seis meses a dois anos, com comorbidades, contra a COVID-19
Imagem da Internet

Iniciada nesta semana, a vacinação contra a Covid-19 para crianças de 06 meses a 02 anos, com comorbidades, em Ibiporã segue acontecendo. Neste primeiro momento é realizada apenas no Centro de Saúde mediante agendamento prévio, que pode ser realizado na UBS mais próxima de sua casa.

Para comprovação da comorbidade (Anexo 1), indivíduos que fazem acompanhamento pelo SUS, poderão utilizar o cadastro já existente na sua UBS de referência.

Aqueles que não estiverem cadastrados na Atenção Básica deverão apresentar um comprovante que demonstre pertencer a um dos segmentos contemplados, podendo ser utilizados laudos, declarações, prescrições médicas ou relatórios médicos com descritivo ou CID da doença ou condição de saúde, assinado e carimbado em versão original.

Os pais ou responsável legal devem estar presentes manifestando sua concordância com a vacinação. Em caso de ausência de pais ou responsável legal, a vacinação deverá ser autorizada através do TERMO DE CONSENTIMENTO PARA VACINAÇÃO DE MENOR DE 18 ANOS.

Não é necessária a prescrição médica que autorize a vacinação. Além desta autorização, é necessário apresentar os documentos pessoais da criança e caderneta de vacinas. O intervalo entre a 1ª e 2ª dose será de 21 dias, entre a 2º dose e a 3º dose o intervalo é de 60 dias.

Não há contra indicação de se administrar a vacina Covid-19 de forma concomitante a outras vacinas do calendário infantil. Caso tenha apresentado resultado positivo para Covid-19, deve-se aguardar 30 dias após o início dos sintomas ou data do exame (para pacientes sem sintomas) antes de se vacinar contra a Covid-19.

Em geral, há proporcionalmente menos infecções sintomáticas e casos com doença grave e mortes por COVID-19 em crianças e adolescentes, em comparação com faixas etárias mais avançadas. Embora a apresentação clínica da COVID-19 seja mais branda em crianças quando comparada aos adultos e idosos, condições médicas subjacentes podem contribuir para o risco de doença grave em comparação com crianças sem condições médicas subjacentes. As crianças e os adolescentes podem apresentar sintomas clínicos prolongados (conhecidos como “COVID-19 longa”, doença pós - COVID19 ou sequelas pós-agudas de infecção por SARS-CoV-2), sendo que a frequência e as características dessas doenças ainda estão sob investigação.

ANEXO 1 - Comorbidades incluídas como prioritárias para vacinação contra a Covid-19:

1. Diabetes Mellitus;

2. Pneumopatias Crônicas Graves;

3. Hipertensão Arterial Resistente (HAR);

4. Hipertensão Arterial Estágio 3;

5. Hipertensão Arterial Estágios 1 e 2 com lesão em órgão alvo Doenças Cardiovasculares;

6. Insuficiência Cardíaca;

7. Cor- Pulmonale e Hipertensão Pulmonar;

8. Cardiopatia Hipertensiva;

9. Síndromes Coronarianas;

10.Valvopatias;

11. Miocardiopatias e Pericardiopatias;

12. Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas Arteriovenosas;

13. Arritmias Cardíacas;

14. Cardiopatias Congênitas;

15. Próteses Valvares e Dispositivos Cardíacos Implantados;

16. Doenças Neurológicas Crônicas;

17. Doença Renal Crônica;

18. Imunocomprometidos;

19. Hemoglobinopatias Graves;

20. Obesidade Mórbida;

21. Síndrome de Down;

22. Cirrose Hepática.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: 

TERMO DE CONSENTIMENTO PARA VACINAÇÃO DE MENOR DE 18 ANOS