Em matéria divulgada na noite desta terça-feira (29) pelo TCE-PR, foi destacado, pelo Tribunal, o avanço nas transparências da administração pública de vários municípios do Paraná, destacando àqueles que assumiram a dianteira com nota 100.
Entre eles, Ibiporã. Seu crescimento superior às demais cidades do estado, garantiu-lhe posicionar-se em primeiro lugar, de acordo com os dados analisados pelo índice.
Em 2020, o município encontrava-se em 369º; em 2021, evoluiu 341 posições ocupando a 28ª posição e agora, sobe ao mais alto do pódio estando em primeiro lugar, garantido por sua nota 100.
O Índice de Transparência da Administração Pública, ou ITP-TCE/PR, é um parâmetro instituído pelo Tribunal de Contas do Paraná para medir, em parceria com a sociedade, o grau de transparência dos portais eletrônicos dos entes públicos. O método foi desenvolvido no ano de 2018.
O objetivo principal da compilação do índice é que a administração pública, no Estado do Paraná, possa ser considerada referência nacional em matéria de transparência. Objetiva-se, também, que os portais sejam cada vez mais úteis para o cidadão e, consequentemente, mais acessados.
Além da transparência, o ITP-TCE/PR avalia pontos considerando a perspectiva do usuário, e não apenas do conhecedor da máquina pública. Pressupõe-se que o cidadão tenha interesse por informações que afetem o seu cotidiano, tais como o número de vagas e a fila de espera nas creches, a disponibilidade de medicamentos nos postos de saúde, as deliberações dos conselhos etc.