Geral

Publicado em: 03/12/2022 18:41 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI com informações da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo/PMI

Ibiporã dá início à programação do Natal de Paz e Luz 2022 neste domingo (04)

Ibiporã dá início à programação do Natal de Paz e Luz 2022 neste domingo (04)
Divulgação/PMI

O fim de ano chegou e com ele toda a expectativa da chegada do Natal, para vermos de novo a cidade iluminada, muito encanto no ar e a alegria e o brilho das apresentações na Praça Pio XII, que se preparou para receber você e sua família no “Natal de Paz e Luz” 2022 de Ibiporã. A abertura da programação será no domingo (04), a partir das 20 horas, com a chegada do Papai Noel. A noite será abrilhantada com o balé aéreo do Circo Tangará, de Londrina, e o Coro de Vozes Entre Nós.

A população poderá conferir a decoração natalina, que este ano ganhou adereços que fazem referência aos 75 anos de Ibiporã. “Temos as árvores carambola em dourado com dizeres parabenizando a nossa cidade pelo seu jubileu de diamante; algumas árvores que estão nos canteiros centrais foram adornadas com diamantes cortados a laser”, exemplifica a coordenadora do projeto do Natal, a primeira-dama e presidente de honra da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF), Eliana Eik Borges Ferreira.

A confecção dos adereços natalinos vem sendo executada há alguns meses com mão-de-obra dos próprios funcionários, colaboradores da Prefeitura e voluntários. A equipe da APMIF, por meio do Projeto Natal, trabalha na produção e customização das peças, que estão espalhadas pela cidade: luminárias, árvores de Natal, túneis iluminados, enfeites, estruturas metálicas, o cenário do presépio, a casinha do Papai Noel e a Vila do Natal, a grande novidade deste ano, com o apoio das equipes das Secretarias Municipais de Cultura e Turismo (SMCT), de Obras e demais voluntários que compõem a administração municipal. “Será um espaço voltado especialmente para as crianças, com vários brinquedos, e um cantinho especial para elas ouvirem, todas as noites, contos natalinos”, revela Eliana. Outro destaque da decoração é uma árvore gigante, de 14 metros de altura, na rotatória central da Avenida Paraná.

O prefeito José Maria Ferreira também comentou: "o empenho e o carinho na preparação do Natal de Ibiporã está justamente em fazer quem passar por aqui se sentir único e especial. Ibiporã quer levar a todos momentos de encanto, celebrando a vida por meio do envolvimento com esta data que destaca a harmonia, o companheirismo, a fraternidade e principalmente, o amor. Confiança, esperança e fé compõem o caminho para a paz, presente em nossa bandeira, de mãos dadas com o trabalho", concluiu o chefe do Executivo.

Atrações na praça Pio XII até 18 de dezembro
Até o dia 18 de dezembro, vive-se uma diversificada agenda, gratuita e diária, de apresentações artísticas e culturais na Praça Pio XII, conduzida pela secretaria de Cultura.

Shows musicais, privilegiando artistas locais, apresentações musicais de grupos católicos e evangélicos, grupos vocais, apresentações dos alunos de teatro e música da Secretaria de Cultura e Turismo, dentre outras atrações. Um dos pontos altos da programação será no dia 16, uma sexta-feira, às 20 horas, quando acontecerá um grande desfile natalino, organizado pela Prefeitura Municipal, pelas ruas centrais de Ibiporã, que envolverá servidores municipais, atletas e alunos da SMCT. Durante o desfile, a Orquestra Sinfônica “Arte & Vida” de Arapongas, com regência do maestro Claudemir Trevisan, tocará um repertório natalino.

“Os moradores de Ibiporã e cidades da região podem esperar um natal histórico, diferenciado, preparado com muito amor e carinho, e com atrações que contemplam a família toda. A proposta é resgatar o espírito natalino, valorizar as nossas origens, raízes, para que possamos deixar um legado às futuras gerações”, valoriza a secretária de Cultura e Turismo, Lourdes Narcizo.

Segundo o prefeito José Maria Ferreira, a proposta da administração municipal é que a cidade vivencie plenamente o encanto do Natal. “Estamos conduzindo tudo com muito cuidado e zelo para promover alegria ao cidadão. Contaremos com o apoio da Polícia Militar e de várias instituições, que vão nos auxiliar, oferecendo segurança para esse período tão bonito, que é o do Natal. Além disto, por intermédio de uma ampla decoração natalina, que também está contemplando vários bairros, fomentamos a economia local e a geração de mais empregos, atraindo ainda mais consumidores para Ibiporã”, ressalta o prefeito.

Comércio em horário especial
Para aquecer as vendas e permitir uma maior tranquilidade para as famílias poderem fazer suas compras de Natal, o comércio de Ibiporã passará a abrir em horário especial – até às 22 horas –, a partir do dia 5 de dezembro, segunda-feira. As lojas funcionarão em horário estendido (das 9 às 22h) até o dia 23 de dezembro. No dia 24, um sábado, véspera do Natal, o comércio ficará aberto das 9 às 17 horas.