Cultura e Turismo

Publicado em: 25/01/2023 15:37 | Fonte/Agência: secretaria de Cultura e Turismo

Secretaria de Cultura abre matrículas para 14 cursos gratuitos

A Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio do Centro de Formação em Artes e Cultura (Cefac) da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), está com matrículas abertas até o dia 03 DE FEVEREIRO para 14 cursos livres, sendo seis novos, ofertados gratuitamente. No total, estão sendo disponibilizadas 499 vagas, do infantil ao adulto, com opções de horários pela manhã, tarde e noite.

Os cursos são ministrados por professores especializados, com vasta experiência em sua área de atuação, e utilizando as metodologias mais atuais e adequadas aos alunos conforme a sua faixa etária.

• Confira:

Núcleo Artes Cênicas

Curso:

• Teatro (iniciação teatral e teatro adulto)

Idade Mínima: 7 anos

Núcleo Artes Visuais/Plásticas

• Cerâmica

Idade Mínima: 15 anos

• Desenho

Idade Mínima: 8 anos

• Desenho/design (NOVO)

Idade mínima: 13 a 18 anos

• Fotografia (NOVO)

Idade mínima: 15 anos

• Grafite (NOVO)

Idade mínima: 13 anos

• Pintura em tela (NOVO)

Idade mínima: 15 anos

Núcleo Dança

Cursos:

• Ballet Clássico (vagas femininas e masculinas)

Baby (4 a 6 anos)

- Matutino e Vespertino

Adulto (a partir de 15 anos)

- Turmas noturnas

Teste de aptidão física (para crianças e adolescentes de 7 a 14 anos)

Interessados em cursar as aulas de ballet clássico na Ballet Art nesta faixa etária deverão fazer inscrição para o teste de aptidão física, somente de maneira PRESENCIAL, na recepção da SMCT, entre os dias 23 e 29 de janeiro.

O teste de aptidão física ocorrerá no dia 30 de janeiro (segunda-feira), pela manhã e a tarde. Caso a pessoa seja aprovada, será efetuada a matrícula dela no curso.

• Danças Urbanas (NOVO)

Juvenil e Adulto

Idade Mínima: 12 anos

Núcleo Música

• Acordeon (NOVO)

Idade mínima: 18 anos

• Bateria
  • Guitarra/Violão
  • Teclado

Idade mínima: 10 anos

• Canto coral

Idade mínima: 16 anos

MATRÍCULAS

As matrículas devem ser feitas somente de maneira presencial, até o dia 3 DE FEVEREIRO, na recepção da Secretaria (entrada pela Rua 1º de Maio). É necessário trazer os seguintes documentos pessoais:

- RG;

- CPF (ou Certidão de Nascimento);

- Comprovante de residência (somente conta recente da Copel);

-Foto 3x4

Caso o aluno tenha menos de 18 anos, é necessário estar acompanhado de um responsável, que também deverá portar um documento pessoal.

A Secretaria de Cultura informa que, caso o número de inscritos exceda a quantidade de vagas disponibilizadas para cada curso, os interessados ficarão em lista de espera e serão chamados ao longo do ano, caso haja desistência.

Mais informações pelo fone (43) 3178-0215.

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

INÍCIO DAS AULAS PARA NOVOS ALUNOS: 6 DE FEVEREIRO

Sobre o Cefac

O Centro de Formação em Artes e Cultura (Cefac) da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) objetiva garantir o acesso à experiência cultural e artística para crianças, adolescentes, jovens e adultos que desejam escolher a arte como uma nova forma de expressar suas habilidades e relacionamentos sociais.

Somente no ano passado, foram 937 alunos atendidos, de crianças a idosos, entre cursos e oficinas realizados na sede da SMCT, Biblioteca Pública Municipal e espaços descentralizados. Em 2022, segundo levantamento da coordenação do Cefac, 528 pessoas concluíram o ano participando de algum dos 11 cursos ministrados por 16 professores especializados.