À tarde de segunda-feira, 08 de maio foi marcada pelo evento de bate-papo sobre o tema: a transição do 5º ano para o 6º ano do Ensino Fundamental, realizado no Cine Teatro Padre José Zanelli.
O encontro foi uma iniciativa da administração municipal, por meio da secretaria de Educação. Pioneira nesta ação de engajamento, a administração trata de maneira humanizada uma etapa que é marcada por mudanças significativas no processo de ensino-aprendizagem do aluno.
O prefeito José Maria entende e prioriza uma educação humanizada e focada na individualidade de cada aluno “Estamos empenhados em proporcionar um ambiente escolar acolhedor, inclusivo e que valorize o potencial de cada estudante. Acreditamos que uma educação que priorize o respeito, a empatia e a valorização da diversidade é fundamental para formarmos cidadãos conscientes e preparados para os desafios do futuro”, concluiu o gestor municipal.
O evento foi marcado pelo sucesso e integração entre município e estado com a presença dos municípios de Primeiro de Maio, Tamarana, Jaguapitã, Londrina, Alvorada do Sul e Rolândia/PR e escola estaduais locais onde aconteceu uma conversa aberta que agregou muito conhecimento e aprendizagem para os presentes.
O secretário Antonio Prata Neto ressaltou os cuidados que a administração municipal vem levantando sobre esse importante momento: “a transição dos alunos do 5º ano para o 6º ano é um momento muito marcante para eles, por determinação do nosso prefeito José Maria, desde 2009 já temos esta preocupação com a implementação de uma política prática, real e estruturada em trazer o melhor conforto e uma melhor passagem desse aluno, que é o aluno do município, que vai para o estado”, concluiu o secretário.
A educadora Magda Furrier, participante da comissão que organizou o evento falou sobre a importante parceria com o Núcleo Regional de Educação de Londrina, por meio das orientações e do acompanhamento dos trabalhos realizados em Ibiporã, pela Sra. Zilda Rossi Araujo, e ainda ressaltou: “existem passos a realizar, como reunião de grupo de estudos com os professores das turmas de 5º ano, futuras visitas dos alunos a colégios estaduais, para conhecer o espaço e a dinâmica da escola. Estamos analisando a possibilidade de mudança da lista de material das próximas turmas de 5º ano, já inserindo estes alunos no caderno universitário, promovendo o contato com as diversas disciplinas em um único material, além de acompanhamento constante da evolução da aprendizagem desses alunos”, pontuou a professora.