Cultura e Turismo

 

Publicado em: 23/08/2023 14:44 | Fonte/Agência: Divulgação/SMCT

Mostra de várias áreas artísticas marca os 35 anos do Cine Teatro Padre José Zanelli


Whatsapp

 

Mostra de várias áreas artísticas marca os 35 anos  do Cine Teatro Padre José Zanelli Alunos do projeto Orquestra de Cordas da Estação foram uma das atrações da noite de abertura, na segunda-feira (14). Divulgação/SMCT e NCS/PMI

O Cine Teatro Municipal Padre José Zanelli completou 35 anos no domingo (13) e a administração municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, promoveu na semana de 14 a 17 uma programação especial com interações musicais, de artes cênicas, artes visuais e audiovisual, exposições e espetáculos em homenagem ao principal espaço de cultura e arte de Ibiporã.

Na segunda-feira (14), noite de abertura, o evento de gala teve:

- Iluminação especial e interação com atores na recepção/ jardim;

- Interação audiovisual no saguão do teatro;

- Instalação artística especial 'Cine Teatro 35 anos' (Curso de Artes);

- Exposição de alunos do Curso de Fotografia;

- Tradução em Libras;

- Apresentação de alunos do projeto Orquestra de Cordas da Estação;

- Apresentação de alunos e professores do Projeto Bandas, da Estação;

(esses dois projetos oferecem aulas gratuitas de metais e instrumentos de cordas nas casas históricas no entorno da Estação Ferroviária, atual Museu do Café).

- Apresentação do Coral "Em Canto" - da Secretaria de Cultura (formado por servidores, professores e alunos do coral adulto);

- Apresentação do Conjunto contemporâneo SoulSync (com nove alunas do Ballet Art da SMCT);

- Na área externa, no jardim do Cine Teatro, a festa foi encerrada com chave de ouro, com show de acordeon, do professor João Salles, e a cantora Néia Teodoro e o professor Victor Terra (ao violino) se apresentando no terraço do teatro. Uma noite pra lá de especial!!

A programação ainda contou com a apresentação, na terça (15), da peça teatral “Poeira das estrelas” (texto de Henrique de Aragão e Vradson Castro, apresentado por alunos e professores do Curso de Teatro da SMCT. Já na quarta (16), teve o espetáculo “A menina, o cachorro e o velho”, do Grupo Obragem de Teatro. A peça, apresentada em duas sessões gratuitas (para alunos da Rede Municipal de Ensino e público em geral), integra o Circuito Cultural Sesi.

O encerramento, na noite de quinta-feira (17), celebrou a música, a arte, a cultura e a união dos cantores de Ibiporã e região por meio do canto coral. “A Noite de Corais” reuniu cinco coros de Londrina (Grupo Filhos da Pauta e Coro UEL), Ibiporã (Coral Adulto “Ibiporã em Canto” e Coral Infanto-Juvenil de Meninas "Clarear"); e Rolândia (Coral Shekinah, da Igreja Presbiteriana Independente).

 

SOBRE O CINE TEATRO PADRE JOSÉ ZANELLI

Inaugurado dia 13 de agosto de 1988, na gestão do ex-prefeito Daniel Pelisson (1983-1988), após dois anos de construção. O nome homenageou o padre italiano José Zanelli, incentivador das artes em Ibiporã, que chegou à cidade em 1948 e aqui promovia operetas e peças de teatro no Salão Pio XII (ao lado da Igreja Matriz), além da exibição de filmes. Zanelli formou o Coral Santa Cecília (que existe até hoje), uma banda de músicos e também um time de futebol, o Cruzeiro, cujo campo ficava onde hoje é a Prefeitura Municipal.

 

IMPORTÂNCIA DO ESPAÇO

Com área total de 1.330 metros quadrados, capacidade de 510 lugares, nos dois pavimentos, e um palco de 200 metros quadrados, o Cine Teatro Padre José Zanelli é ainda o principal espaço cultural de Ibiporã, administrado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo. Desde 1988, vem sendo palco dos principais eventos culturais, artísticos, sociais e políticos de Ibiporã. Além de ter essa função de aglutinar os eventos mais importantes do município, dispõe também de um cinema, que exibe filmes dos circuitos nacional e mundial, com sistema de projeção em 3D.