A cultura “geek/pop” tomou conta de Ibiporã no último final de semana. Centenas de fãs de filmes, jogos, séries, quadrinhos, cosplays e k-pop, do município e região, reuniram-se nos espaços externos e internos do Cine Teatro Padre José Zanelli para a 1ª Ibicomics, uma grande convenção “geek”, com várias atrações artísticas e culturais. O objetivo foi criar a experiência da visitação de uma Comic Con, com entretenimento e encontro, criando muitas experiências e grandes oportunidades para toda a comunidade e artistas da região.
O evento, inédito e gratuito, foi promovido pela Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT). Dentre as atrações, oficinas de cosmaker e criação de personagem, workshops de mangá e origami, campeonato card game arena, RPG, random dance , concursos de K-pop e cosplays, karaokê, torneio “qual é a música?” e batalha geek, bate-papos com convidados e exposição de itens de colecionadores.
O Ibicomics também buscou valorizar o talento dos alunos dos cursos livres da SMCT, especialmente os de desenho e teatro, visto que todas as oficinas e workshops foram conduzidos por eles. No saguão do Cine Teatro, um espaço foi destinado à demonstração dos trabalhos realizados pelos alunos dos cursos de criação de personagens e desenho e design (cards, mangás, HQs).
Dentre as atrações da primeira noite, uma apresentação sobe arco e arco balestra, com o professor de arte e instrutor do esporte, Andre Antonio Zambaldi, que estava acompanhado dos arqueiros que integram o Projeto Ibiporã+Esportes, na modalidade de Tiro com Arco, ofertado gratuitamente pela PMI, por meio da Secretaria de Esportes, Recreação e Lazer (Serla).
Em seguida, foi o professor do Cefac, João Salles, quem subiu ao palco para uma apresentação de acordeon. Depois, dois cosplayers e cosmakers conhecidos da região, Ronado Braz e Moises “Sky” Sobral, conversaram com a plateia sobre o universo geek. A noite encerrou-se em alto astral, com o cover de Michael Jackson, interpretado pelo aluno de danças urbanas Alessando Santos.
Concurso de cosplays foi a grande atração de domingo (27)
O último dia da Ibicomics 2023, domingo (27), foi marcado por várias atrações, tais como apresentações dos grupos de k-pop vencedores, “qual é a música?”, jogo de perguntas e respostas sobre a cultura pop e o ponto alto do evento – um concurso de cosplays (municipal e regional), nas categorias infantil, juvenil e adulto. O concurso teve a participação de cerca de 70 candidatos, de Ibiporã e cidades da região.
No palco do Cine Teatro, figurinos caprichados e performances surpreendentes de personagens de jogos, filmes, animes. Para esta turma, não basta simplesmente vestir uma fantasia e desfilar com o seu personagem favorito. É preciso incorporar todo o “mundo mágico”, encenando os trejeitos, a forma de falar e interagir com o público do personagem.
Na categoria regional adulto, dupla comemoração para os irmãos cambeenses Thiago Felipe (cosplay de Gyutaro) e João Raphael Batista (cosplay do “Predador”), primeiro e terceiros lugares na disputa. “O meu figurino ficou pronto hoje pela manhã, e estou estreiando o cosplay do Gyutaro na Ibicomics. Não imaginava esta vitória, pois estou começando a participar agora dos concursos”, revelou Thiago. João Raphael também ficou surpreso e feliz com a escolha pelos jurados de seu cosplay de “Predador”, visto que foi a primeira conquista em um concurso. Os figurinos foram confeccionados pelo pai, João Carlos Batista, que trabalha como construtor civil, e, nas horas vagas, dedica-se ao cosmaker. “A fantasia do Predador, toda feita em EVA, demorou três meses para ficar pronta. Este universo é fascinante, e ver o resultado do seu trabalho sendo premiado, juntamente com as excelentes performances dos filhos, é motivo de muito orgulho”, comemorou Batista.
Celebrando a cultura geek/pop
Professor, apresentador e sócio do Geekday Eventos, Moises Sky, fã de HQs, filmes de ficção e games desde criança, e cosplayer há 25 anos, ressalta que “o universo geek/otaku não tem idade. Nasci e acho que vou morrer gostando da cultura pop. Sou uma eterna criança, que vive muito dentro desta “magia divertida” até mesmo para dar umas escapadas da nossa realidade, que está muito conturbada”, comentou. Na Ibicomics, Moises Sky performou de Ranger Verde (Power Rangers), Cavaleiro dos Zodíacos e Dr. Egon Spengler, da franquia Os Caça-Fantasmas.
Professor de tênis e beach tênis, há sete anos Ronaldo Braz começou a fazer cosplays e a também confeccionar os figurinos (cosmaker). A filha, de 15 anos, o acompanha nesta “saga” geek, também costurando as próprias vestimentas das personagens. “Moro em Ibiporã desde 1989, e meu sonho era que a cidade tivesse um evento destes. Quando fui convidado pela Pillar para participar da Ibicomics fiquei eufórico. O resultado foi além do que esperávamos. A alegria pelo universo geek contagia, e é capaz de unir muitas pessoas”, enfatizou o cosplayer e cosmaker, que esteve no evento de Peter Quill (Senhor das Estrelas – Guardiões das Galáxias), Doutor Octopus (um dos arqui-inimigos do Homem-Aranha) e Mandalorian (Star Wars).
A coordenadora do evento, Pillar Santana, avaliou positivamente o evento. “Estamos iniciando um momento único, inovando o perfil dos nossos eventos, ao dar espaço também para uma cultura fascinante, que vem atraindo cada vez mais pessoas. Muitas pessoas de Ibiporã e região curtem e consomem a cultura pop, gostam de animes, mangás, quadrinhos, super-heróis, por isso a Ibicomics é tão importante, ainda mais sendo promovido por um órgão público. Aproveito para agradecer a todos e todas que nos ajudaram a fazer este grande evento acontecer”, finalizou a coordenadora.
Resultado/Concurso Cosplay
Modalidade municipal
Categoria adulta:
1° Nagila - personagem Yor
2° Olinda - personagem Sophie
3° Beatriz Chiari - personagem Coraline
Categoria juvenil:
1° Mariane Alves - Rem
2° Sophia Martins - Ravena
3° Beatriz Fernanda- Freddys
Categoria infantil:
1° Iara Maria - Zenitsu
2° Valentina - Cobeny
3° Flávia Rosa - Mulher maravilha
Modalidade Regional
Categoria Adulta:
1° Thiago Felipe - Gyutaro
2° Amanda Figueira - Shinobo
3° João Raphael – Predador
Resultado/Concurso K-pop Dance:
Categoria: Solo
1º Mandy/Chungha
2º Isaac/solo/Stray Kids
3º Gabriel/Hyolyn
Categoria: grupo
1º lugar: Thunderous Group (Ibiporã)