Agricultura

 

Publicado em: 17/05/2024 12:01 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI com informações da Adapar

Produtores do Paraná tem até 30 de junho para realizar a atualização de rebanhos

Iniciou 1º de maio e vai até o dia 30 de junho o prazo para atualização obrigatória de rebanhos no Paraná

Whatsapp

 

Produtores do Paraná tem até 30 de junho para realizar a atualização de rebanhos
Imagem ilustrativa

A Campanha de Atualização dos Rebanhos do Paraná de 2024 começou no dia 1º de maio e vai até 30 de junho. A Prefeitura de Ibiporã por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente ressalta que a atualização é obrigatória para todos os produtores rurais com animais de produção de qualquer espécie sob sua guarda.

O principal objetivo desta ação, realizada anualmente desde 2019, é garantir a rastreabilidade e a sanidade do rebanho paranaense. Aqueles que não cumprirem a exigência ficarão impedidos de obter a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento que permite a movimentação de animais entre propriedades e para abate nos frigoríficos.

A GTA somente será emitida após a atualização de todas as espécies animais existentes na propriedade (bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes e outros animais aquáticos, colmeias de abelhas e bicho da seda).

Os produtores podem fazer a atualização pelo aplicativo Paraná Agro (baixe AQUI) , pelo site da Adapar ou presencialmente na Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente ou no Sindicato Rural. A partir de 30 de junho, o produtor que não atualizar o rebanho estará sujeito a penalidades previstas na legislação, inclusive multas.