Saúde

Publicado em: 05/06/2024 12:17 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

Prefeitura de Ibiporã inicia Campanha de Vacinação contra a Poliomielite com destaque para o dia D que acontece neste sábado (8/6)

Secretaria de Saúde destaca a importância da imunização para garantir a saúde das crianças e combater a doença

A Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria de Saúde, anuncia a Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite, que iniciou no dia 27 de maio e  ocorrerá até o dia 14 de junho.

Destacando que no próximo sábado, dia 8 de junho, será um marco crucial na luta contra a poliomielite e na atualização da caderneta de vacinação. Este é o Dia D, uma jornada dedicada à imunização dos pequenos contra a poliomielite, direcionada especialmente para crianças menores de 5 anos, e à multivacinação, abrangendo aqueles com idades entre 0 e 15 anos.

Uma rede de unidades básicas de saúde estará operando para oferecer essas vacinas essenciais à comunidade. Das 8h às 16h, as UBSs localizadas em Vila Esperança, Centro de Saúde, San Rafael e Serraia estarão prontas para atender. Das 9h às 13h, as UBSs em Kennedy e Taquara do Reino também estarão em funcionamento. Além disso, o Ponto de Vacinação na Capela Jesus Bom Pastor e o Supermercado Tonhão estarão vacinando das 8h às 16h, proporcionando acesso amplo e conveniente à imunização.

Com o objetivo de assegurar um futuro saudável para as crianças, a iniciativa visa combater a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, uma doença grave causada pelo poliovírus selvagem. É fundamental que mães, pais, profissionais da saúde e toda a população se engajem nessa luta, mantendo as cadernetas de vacinação em dia e protegendo os pequenos brasileiros.

Os responsáveis devem comparecer à Unidade de Saúde mais próxima para garantir a imunização de seus filhos. A vacina estará disponível para crianças menores de 5 anos, sendo administrada via oral. Para os menores de 1 ano, é crucial atualizar a carteirinha de vacinação, enquanto as crianças de 1 a 4 anos devem receber uma dose da vacina.

Este evento destaca o compromisso contínuo com a saúde pública e a proteção das gerações futuras contra doenças evitáveis através da vacinação. Juntos, podemos trabalhar para erradicar a poliomielite e proteger a saúde das nossas crianças.