A Prefeitura de Ibiporã realizará, no dia 29/4/2025 (terça-feira), às 19h30, na Câmara Municipal, uma Audiência Pública para apresentar à população os Planos Municipais de Saneamento Básico, de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e de Drenagem Urbana. A iniciativa é promovida em conjunto pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Obras e Viação, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE).
Durante a audiência, serão apresentados os diagnósticos e propostas técnicas que compõem os documentos, com o objetivo de promover melhorias na infraestrutura urbana e na qualidade de vida da população. A comunidade poderá esclarecer dúvidas e contribuir com sugestões, tornando o processo mais democrático e alinhado às reais necessidades do município.
Plano Municipal de Saneamento Básico: define diretrizes para o abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo das águas pluviais e limpeza urbana;
Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos: orienta e propõe estratégias para o gerenciamento sustentável dos resíduos domiciliares, industriais, comerciais e da construção civil produzidos no município, com foco em sustentabilidade e inclusão social;
Plano Municipal de Drenagem Urbana: trata das ações necessárias para prevenir alagamentos, preservar recursos hídricos e promover o correto escoamento das águas das chuvas.
Para o Prefeito José Maria Ferreira os Planos Municipais são instrumentos estratégicos para garantir o desenvolvimento sustentável de Ibiporã. “Eles nos ajudam a planejar o presente com responsabilidade e a construir um futuro mais justo e equilibrado para todos. Por isso, a participação da população é essencial nesse processo, para avançarmos na qualidade de vida, na infraestrutura e na preservação do nosso meio ambiente”.
Além de guiar o planejamento de ações de curto, médio e longo prazos, os Planos Municipais são exigências para o acesso a recursos estaduais e federais voltados à infraestrutura urbana e ambiental. A Prefeitura convida todos os munícipes a participarem ativamente desse processo. Sua opinião é indispensável para construirmos uma Ibiporã mais sustentável, justa e preparada para o futuro.