Publicado em: 30/03/2011 14:06

Tuberculose

Tuberculose       Tuberculose

Entre os dias 21 e 26 de março aconteceu a Semana Nacional de Mobilização e Luta contra a Tuberculose. Com o objetivo de reforçar a data e divulgar a importância da prevenção, a Secretaria Municipal de Saúde de Ibiporã, realizou na cidade a campanha de alerta e prevenção contra a doença.

Foi um trabalho de orientação da população e identificação de pessoas com tosse para encaminhá-las ao tratamento. Foram distribuídos panfletos, cartazes e orientações pelos profissionais de saúde.

A tuberculose é uma das doenças infecto-contagiosas que mais mata no Brasil. Em 2010, o Paraná apresentou 2.400 casos novos da doença. O Estado tem 71,6% de taxa de cura de tuberculose e 7,2% de abandono do tratamento. A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza taxas de 85% de cura e abandono abaixo de 5%.

Sintomas

Os sintomas da tuberculose são insidiosos, ou seja, alguns pacientes não exibem nenhum indício da doença, outros apresentam sintomas aparentemente simples que são ignorados durante meses ou anos.

Os sintomas de tuberculose incluem:

• Tosse seca e contínua (geralmente no início do quadro).
  • Tosse com catarro quando a doença evolui. Podendo surgir pus ou sangue no catarro.
  • Febre baixa, geralmente no final da tarde.
  • Suores noturnos.
  • Perda de apetite.
  • Fraqueza, cansaço e prostração.
  • Perda de peso.

Em casos mais graves os sintomas da tuberculose evoluem para:

• Dificuldade para respirar.
  • Dor no peito.
  • Tosse com eliminação de sangue.

Como prevenir?

Para prevenir a tuberculose é necessário imunizar as crianças com a vacina BCG. Esta vacina é geralmente aplicada nos primeiros meses de vida.

(Fontes: www.sesa.pr.gov.br e www.bancodesaude.com.br)