Publicado em: 28/04/2011 09:15

Prefeitura já iniciou o corte de murtas

Prefeitura já iniciou o corte de murtas Prefeitura já iniciou o corte de murtas

Em cumprimento à Lei Estadual nº 15.953/2008, que proíbe o plantio, comércio e produção da murta (árvore que é hospedeira de uma doença que ataca os laranjais), a Prefeitura de Ibiporã, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, já iniciou o corte dessas árvores na área urbana e erradicará todos os pés plantados em área pública.

Ibiporã é um dos municípios que está cumprindo a lei como forma de proteger os seus produtores de laranja, assim como já fizeram os municípios de Paranavaí e Atalaia.

Os primeiros exemplares de murta a serem cortados foram nos jardins Santa Paula e John Kennedy, na primeira quinzena de abril, durante as operações Casa Arrumada. São mutirões nos quais a Prefeitura executa a limpeza geral do bairro, roçagem, pequenas obras, poda, plantio e substituição de árvores consideradas impróprias. As próximas a serem cortadas serão no Centro Social Urbano (Carecão) e no Cemitério Municipal.

O diretor de Meio Ambiente da Prefeitura, Diógenes Magri, estima que haja cerca de 3 mil murtas plantadas na área urbana de Ibiporã. "Faremos aos poucos a retirada de todas elas e as substituiremos por árvores que não tragam problemas ao ambiente. Como o nosso Viveiro Municipal não possui quantidade suficiente para a substituição, o prefeito nos autorizou a adquirir 3 mil exemplares de ipê para este fim", informou o diretor.