Visitas ao Prefeito

Publicado em: 30/05/2011 14:56

Diretor do Detran vem a Ibiporã verificar obras viárias

Diretor do Detran vem a Ibiporã verificar obras viárias Diretor do Detran vem a Ibiporã verificar obras viárias

O diretor geral do Detran-PR, Marcos Elias Traad, e assessores do órgão estiveram na quinta-feira (26) em Ibiporã verificando a execução do trabalho de sinalização horizontal e vertical que vem sendo feito nas ruas e avenidas centrais, por meio de licitação contratada pelo Detran em todo o Estado.

O órgão fez uma licitação no valor de R$ 30 milhões para 237 municípios, iniciada em meados de 2010 e finalizada no dia 7 de dezembro. A partir desta data, a empresa Sinasc iniciou os serviços nos municípios. Porém, no último dia 13 de abril, a licitação foi suspensa e, no caso de Ibiporã, as obras ficaram pela metade.

A Avenida Souza Naves é uma das que passou por modificações no tráfego, devido ao novo projeto de sinalização adotado pela administração municipal. As mudanças foram definidas após várias reuniões feitas com comerciantes e lideranças da comunidade.

Em reunião com o prefeito José Maria, o diretor do Detran informou que o órgão suspendeu a licitação e iniciou, há duas semanas, a auditagem e fiscalização das obras nos municípios. "Estamos verificando o que foi feito e como foi feito. E vamos pagar os serviços já executados. Quanto ao restante, só o que posso dizer é que estão suspensos. Estamos percorrendo todo o Estado e visitando uns 30 municípios por semana. Como são muitos, só deveremos terminar essa auditagem dentro de uns 120 dias", disse Marcos Traad.

Confira entrevista do prefeito José Maria sobre as obras viárias:

Como está a execução das mudanças viárias?

José Maria - Começamos a discutir com a comunidade o projeto de sinalização em setembro de 2009, quando tivemos a primeira audiência. Encaminhamos o projeto ao Detran, que o analisou e colocou numa programação de licitação, o que ocorreu em 2010. Foi iniciada a execução, mas no dia 13 de abril o governo suspendeu todos os convênios e contratos e o trabalho não foi concluído. Foram executados os serviços nas Avenidas Paraná, Santos Dumont e Souza Naves. Foram colocadas 225 placas na cidade, ou seja, melhoramos a sinalização vertical, mas esperamos que possa ser retomado esse projeto pelo Detran, pois é muito importante para Ibiporã. A cidade cresceu e também o número de veículos. Nosso tráfego está bastante prejudicado e uma boa sinalização, além de trazer o ordenamento para o trânsito, traz uma segurança maior, além de orientação tanto para o motorista quanto para o pedestre quanto aos espaços que devem ocupar nas vias.

Essa suspensão da licitação do Detran prejudica Ibiporã?

José Maria - O Governo do Estado entendeu que precisava suspender os contratos para reavaliá-los e estamos aguardando que após essa avaliação os trabalhos sejam retomados. Essas suspensões, tanto por parte do governo estadual quanto federal, têm atrasado a programação da administração municipal. No caso do governo federal, ainda não foram liberados os recursos das emendas para pavimentação asfáltica (no Conjunto Afonso Sarábia). As emendas orçamentárias que estavam programadas para ser liberadas, com as licitações já autorizadas, não foram disponibilizadas. E isso tem trazido atrasos à administração e transtornos para a população.

Qual é a previsão de recursos federais, estaduais e do município no plano viário?

José Maria - O Governo do Estado tem um investimento de R$ 326 mil em Ibiporã. A nossa parte seria a readequação de todo o espaço, a substituição da sinalização atual, o que estamos executando com a nossa equipe. O governo federal entraria com R$ 500 mil para a construção das rotatórias, mas esse recurso ainda não foi liberado. Do Estado, imagino que falte ainda algo em torno de R$ 180 mil da licitação aprovada para o projeto de sinalização.