Publicado em: 24/06/2009 10:15

Consórcio de Segurança da Região Metropolitana de Londrina

Consórcio de Segurança da Região Metropolitana de Londrina Pronasci trará mais segurança a Ibiporã

O prefeito José Maria Ferreira esteve semana passada em Londrina participando de uma reunião sobre o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e sua implementação na Região Metropolitana de Londrina (RML). O encontro foi na sede da Coordenadoria da RML, dirigida por Elza Correia, que recebeu na ocasião o coordenador de Democratização e Acesso à Justiça do Ministério da Justiça, Juarez Pinheiro.
   Estiveram presentes também o vice-prefeito de Londrina, José Joaquim Ribeiro, representantes das Prefeituras da RML, diretores do Centro de Detenção e Ressocialização, da Casa de Custódia e da Penitenciária Estadual de Londrina (PEL), os delegados chefes das Polícias Civil e Federal, a juíza da Vara de Execuções Penais, além dos integrantes da Comissão Jurídica e Técnica, que estão trabalhando nas questões do Pronasci.
   Neste encontro, Juarez Pinheiro discorreu sobre a proposta do Ministério da Justiça sobre a constituição de um Consórcio Intermunicipal de Segurança, para garantir efetivamente a inclusão da RML no Pronasci e desta forma ter acesso a todas as linhas de ação do programa. Também informou que parte dos recursos para a RML serão disponibilizados ainda esse ano.
   A efetivação do Consórcio Intermunicipal representa um grande passo para a RML, pois esta será a única região metropolitana de interior do País a ser incluída no Pronasci, que até o momento só abrange as regiões metropolitanas das capitais.
   Outro assunto abordado foi sobre a situação prisional de mulheres e a necessidade de construção de um presídio feminino na região, sendo este um projeto eleito como prioridade em nossa região, dentro das ações estruturais do Pronasci.
   A coordenadora da RML, Elza Correia, ressaltou sobre a importância de todos os municípios da região metropolitana trabalharem de forma coletiva e integrada, para  o sucesso em todas nossas ações, além de segurança ser um direitos de todos.