Publicado em: 12/08/2011 10:30

Vacinação contra pólio e sarampo neste sábado (13)

Vacinação contra pólio e sarampo neste sábado (13) Vacinação contra pólio e sarampo neste sábado (13)

A Prefeitura de Ibiporã, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizará dia 13 de agosto, das 8 às 17 horas, a 2ª etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o início da Campanha de Vacinação Contra o Sarampo.

A vacina contra a pólio é para crianças de (zero) a menores de 5 anos. O objetivo é vacinar, com o intuito de proteger e manter o controle da transmissão do vírus selvagem no Brasil. A meta é vacinar 95% das crianças menores de 5 anos de Ibiporã, o que representa 3.165 crianças.

Já a vacina contra o sarampo é para todas as crianças de 1 ano a menores de 7 anos de idade, com a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). A vacinação será indiscriminada, ou seja, todas as crianças dessa faixa etária deverão ser vacinadas independentemente da situação vacinal ou de terem tido a doença anteriormente.

"Temos no município 3.890 crianças na faixa de 1 ano a  menores de 7 anos. A nossa meta é vacinar 95% delas. O sarampo é uma doença viral, aguda, grave, transmissível e de alto contágio", afirma a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Sebastiana Caetano Riechel.

A cada ano ocorrem no mundo cerca de 160 mil mortes por sarampo. No Brasil, no decorrer de 2010, surtos de sarampo relacionados à importação foram notificados em três estados brasileiros: Pará, Rio Grande do Sul e Paraíba.

Em 2011, até a presente data, foram confirmados 10 casos de sarampo em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, Mato Grosso e Distrito Federal.

LOCAIS DE VACINAÇÃO

Convidamos os pais ou responsáveis a participar dessas campanhas dia 13 de agosto, levando seus filhos ao posto de vacinação mais próximo de sua casa, das 8 às 17 horas.

Leve o cartão de vacinação para o profissional de saúde verificar se as vacinas estão atualizadas. Postos: Praça Pio XII - Centro, Casa da Amizade - Rotary Club (das 8 às 13 horas), Escola Municipal Ivanildes Nalin (Jd. Santa Paula) e nas Unidades de Saúde do Centro (Eugênio Dal Molin), Jd. Pérola, Vila Esperança, Bom Pastor, Serraia e San Rafael.