Publicado em: 08/09/2011 08:10

Mulher: faça o preventivo neste sábado

Mulher: faça o preventivo neste sábado Mulher: faça o preventivo neste sábado

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizará neste dia 10 de setembro, das 8 às 17 horas, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ibiporã, mais um campanha de exames preventivos contra o câncer de mama e de colo de útero.

Esta ação de prevenção tem por objetivo a redução dos casos desses tipos de câncer em Ibiporã, lembrando que a idade em que mais surgem casos de cancêr de mama é dos 40 aos 69 anos, e de cancêr de colo uterino de 25 a 59 anos.

"Porém, temos casos de câncer de colo de útero em mulheres com menos de 15 anos, em decorrência do vírus HPV, que é transmitido sexualmente", afirma Rosângela Borges, da Divisão de Programas de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde.

MAS POR QUE TANTA CAMPANHA?

Muitos devem se perguntar por que tanta repetição de campanhas de prevenção do câncer feminino. Muito simples de responder. Porque muitas mulheres continuam sem fazer o exame anual gratuito - o que é um absurdo - apesar de ter havido convocações em novembro de 2010, março de 2011 (mês da mulher) e também em maio de 2011 (mês do trabalhador).

Isso ocorre porque as mulheres de 25 a 59 geralmente trabalham fora. E para não deixá-las sem fazer o exame, a Secretaria Municipal de Saúde tem mandado os seus profissionais até as empresas.

"O problema é que alguns empresários não abrem as portas para entrarmos. Eles precisam se conscientizar e apoiar mais suas funcionárias. Fazemos um apelo para que, de uma vez por todas, deixem essas mulheres fazer o exame, que é só uma vez por ano e pode salvar a vida delas", cobra Rosângela.

De acordo com ela, o número de exames está abaixo do esperado e o de casos de câncer está alto. "Esta semana apareceu uma mulher que há 10 anos não colhia o preventivo", relatou. Algo absurdo, se considerarmos que hoje as pessoas têm muito mais acesso à informação.

ENTÃO VAI AÍ MAIS UM REFORÇO:

Exame preventivo contra o câncer de mama e de colo de útero

Dia: 10 de setembro

Horário: 8 às 17 horas