Publicado em: 12/09/2011 16:40

Mudanças na marginal visam a segurança, afirma José Maria

Mudanças na marginal visam a segurança, afirma José Maria Mudanças na marginal visam a segurança, afirma José Maria

As mudanças na marginal Ronat Walter Sodré estão causando muitas discussões entre os ibiporaenses. O assunto foi debatido na sessão da Câmara no último dia 29 e alguns vereadores expressaram insatisfações com estas alterações.

Porém, segundo o prefeito José Maria, as medidas visam aumentar a segurança da estrada e que muitas das ações feitas para o fechamento das vias de acesso à rodovia foram realizadas pelo Departamento de Estradas e Rodagens (DER), não competindo ao executivo.

Os legisladores expressaram as dificuldades no acesso, já que boa parte destas vias foram fechadas. Outro ponto abordado foi o enfraquecimento comercial das lojas que ficam na marginal. Segundo o vereador João Odair, estaria ocorrendo um prejuízo e que "algumas pessoas que estão nessas marginais já está sentindo o efeito".

O prefeito contou que os fechamentos destas ruas é trabalho do DER. "O DER já vem há muito tempo solicitando o fechamento [das vias de acesso]. Eles entenderam que, hoje, está muito exposto ao risco de acidentes. Este trecho é de responsabilidade do DER e fiscalizado pela Polícia Rodoviária", explicou.

As modificações na Ronat Sodré têm o objetivo de ampliar a segurança da rua, já que houve um aumento substancial do número de carros que trafegam pela rodovia que liga Ibiporã a Londrina, hoje em dia são aproximadamente 40 mil veículos que passam pela via. "Para poder trafegar um nível deste de veículos, nós precisamos fazer mudanças no nosso sistema viário. Por isto que nós estávamos tentando fazer as intervenções. Temos o projeto de fazer a abertura, para baixo do Conjunto Pedro Splendor, da entrada de Ibiporã, aliviando as marginais e a rodovia", declarou.

O prefeito ainda afirmou que conversou sobre o assunto com os comerciantes daquela região, mas que a medida visa uma melhoria geral. "Os comerciantes estiveram aqui [na Prefeitura], um grupo de comerciantes reclamando que estão sendo prejudicados [pelas mudanças]. Mas prejudicados porque não querem andar 100 metros a mais, 200 metros a mais. Elas acham que o cliente não irá ao estabelecimento", comentou.

José Maria ainda expressou a necessidade de a população de Ibiporã mudar certos pensamentos. "Esta mentalidade precisa ser mudada. Caso contrário, ficaremos com o trânsito emperrado e com risco para as pessoas e para os veículos. Precisamos ter a consciência de que a cidade cresceu e não tivemos um planejamento para suportar o crescimento acentuado e concentrado como nós temos. Não tem condições. Teremos que escolher uma alternativa ou modificar para criar uma via mais segura ou deixar do jeito que está", contou o prefeito.