Tecnologia da Informação

Publicado em: 08/07/2009 20:00

Workshop apresentou a Ibiporã do futuro

Workshop apresentou a Ibiporã do futuro Cada dia mais próximo da Cidade Digital

“Se não capacitarmos os nossos jovens e não prepararmos o nosso povo para as novidades que surgem a cada dia na área digital, a nossa cidade ficará à margem das tecnologias que estão cada vez mais ao alcance das pessoas e que estão transformando o nosso mundo. Vamos disponibilizar tudo isso, a começar pelas nossas crianças, e para isso implantaremos um grande programa digital na área da educação nas nossas escolas”. As palavras foram do prefeito José Maria Ferreira na abertura do 1º Workshop Ibiporã Cidade Digital, realizado no último final de semana, no Centro de Eventos.

O evento reuniu centenas de pessoas nos dois dias de palestras e oficinas, e teve em paralelo uma feira de novas tecnologias, na qual foram mostrados os programas que o governo municipal – através do Departamento de Tecnologia da Informação – está realizando na área. Alguns deles são a “Lousa Eletrônica” na sala de aula, o Telecentro Comunitário de Informática e o Curso “Students to Business” - S2B, da Microsoft. Parceiros e patrocinadores do evento também expuseram seus trabalhos, bem como as Secretarias Municipais de Educação, Saúde, Agricultura, Trabalho e Indústria e Comércio. O evento foi prestigiado pelos prefeitos de Sabáudia, Almir Batista dos Santos (atual presidente da Amepar) e de Sertanópolis, Reinaldo Reis; por Gustavo Morceli e André Cola, diretores da empresa MS Tech, de Bauru (SP), responsável pelo projeto para a área de educação da Prefeitura; por secretários municipais e pelos vereadores João Coloniezi, Maria do Sindicato e Carlos Pauletti, representando a Câmara Municipal. ÊNFASE EM TECNOLOGIA José Maria afirmou que a ênfase nos investimentos em informatização nos próximos quatro anos de sua gestão se dará porque “o futuro está na tecnologia”. “Precisamos capacitar ao máximo a nossa comunidade e o poder público vai permitir isso, oferecendo cursos e ferramentas que facilitarão a vida das pessoas.

A Cidade Digital não é só deixar computadores com internet à disposição do público, mas propiciar o envolvimento real da sociedade e dos seus habitantes à modernidade”, enfatizou o prefeito. Segundo ele, o programa municipal trará uma formação continuada “para dentro da sala de aula e dentro dos postos de saúde”. “Vamos também levar um Telecentro para dentro do CCI (Centro de Convivência dos Idosos), pois queremos que o nosso idoso também se interesse e descubra os recursos do computador”, acrescentou. NA EDUCAÇÃO José Maria adiantou que como parte do programa que será desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, haverá a integração entre os alunos e o professor por meio da “Lousa Eletrônica” e cada aluno, até o ano de 2012, terá um computador portátil para utilizar em sala de aula, “devido ao barateamento progressivo da tecnologia”. O diretor do Departamento de Desenvolvimento Tecnológico da Prefeitura, Júnior Frederico Aliano, fez em seguida uma apresentação de como está sendo desenvolvido o Cidade Digital.

Ele informou que a preocupação da Administração na área se intensificou depois que uma pesquisa, feita no início do ano, apontou que 54,53% da população de Ibiporã ainda não tinha acesso à internet, a ferramenta que hoje se faz necessária em todos os lugares. Mais informações sobre o programa governamental podem ser encontradas no site www.ibiporadigital.com.br.