Cultura e Turismo

 

Publicado em: 28/03/2024 13:45 | Fonte/Agência: Divulgação/SMCT

1º FESTIVAL GASTRONÔMICO “PRATO TÍPICO DE IBIPORÔ FOI UM DESFILE DE SABORES. CONFIRA O RESULTADO FINAL


Whatsapp

 

A semana começou com muita emoção e expectativa pelo resultado do 1º Festival Gastronômico “Prato Típico de Ibiporã”. O projeto, desenvolvido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (SMCT), com o apoio do SENAC Londrina (sua área de Gastronomia) e da Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo de Ibiporã, tem como objetivo promover a cultura e o turismo local, destacando os sabores típicos da região e valorizando os participantes.

O festival recebeu 26 inscrições na primeira etapa, das quais 19 competidores foram para a segunda fase (de triagem e seleção das receitas) e na terceira ficaram 16 finalistas, credenciados a preparar e apresentar seus pratos à comissão avaliadora, dividindo o fogão, os fornos e as bancadas da cozinha do Centro Tecnológico do Trabalhador de Ibiporã  (CTTI) no dias 19 (entrada) e 20 (prato principal) deste mês.

A cerimônia de divulgação do resultado final ocorreu na segunda-feira (25), no CTTI, e contou com as presenças de autoridades municipais, membros do secretariado, servidores, representantes do Senac Londrina (Amanda Marconi e Marcelo Furuti), finalistas e seus familiares.

Durante o evento, todos foram presenteados com aventais confeccionados especialmente para o festival. Após a explicação dos critérios estabelecidos pelo regulamento e analisados pela comissão técnica de avaliação, foram anunciados os três primeiros colocados de cada categoria:

(Prato de Entrada)

1º Silvia Madalena Duarte Portella (Bolinho crocante de mandioca com calabresa)

2º Aracele Pedro (Frango frito)

3º Adriely Carolina Brassaroto (Torresmo pra lá de bão)

(Prato Principal)

1º Rosileni Suguieda (Costelinha de porco ao molho barbecue de goiabada)

2º Mariana Pereira Oliveira (Sanduíche de carne de jaca com queijo mineiro grelhado)

3º João Paulo Telles (Queima do Alho (prato tropeiro))

Competição acirrada

A competição foi bastante acirrada e a pontuação dos participantes ficou bem próxima. Os resultados e o nível de preparo dos pratos surpreenderam em muito a organização, uma vez que a maioria não são profissionais do ramo e cozinham mais em casa, para a família e amigos. Outros já são experimentados na área e têm a sua clientela ou dirigem estabelecimentos.

Os técnicos do SENAC avaliaram os candidatos em todos os quesitos: organização e planejamento para a preparação da receita, boas práticas na manipulação de alimentos, tempo de entrega do prato e por fim a apresentação e conceito do prato para a banca de jurados.

Já os avaliadores da SMCT e da Prefeitura avaliaram somente os quesitos relacionados à apresentação e ao conceito do prato, mas que tinham grande pontuação e incluíam: apresentação visual, as técnicas utilizadas, o preparo do prato com o conceito e caracterização como Prato Típico da Ibiporã, o sabor, a textura e a criatividade do prato, com a utilização de ingredientes oriundos da região Norte do Paraná e de Ibiporã.

A pontuação dos finalistas, por ordem alfabética, foi a seguinte:

Categoria Prato de Entrada

Participante

Nome do prato

Pontuação final

Adriely Carolina Brassaroto

Torresmo pra lá de bão

88,8

Aracele Pedro

Frango frito

89,1

Cláucia Alves da Silva

Torresmo no rolo

84,9

Neusa Aparecida Vieira

Bolinopão (bolinho de carne no pão)

86,3

Nidelcy Angelyta Carvalho Silva

Torresmo da Ny (torresmo de rolo/ panceta)

88,4

Sérgio Alexandre Suguieda

Tilápia tradicional (frita)

84,5

Silvia Madalena Duarte Portella

Bolinho crocante de mandioca com calabresa

89,5

Sônia de Souza Silva

Explosão de sabores (coxinha)

77,7

Categoria Prato Principal

Participante

Nome do prato

Pontuação final

Georgina Ribeiro Piola

Torta de atum com berinjela

86,8

João Paulo Telles

Queima do Alho (prato tropeiro)

91,5

Maria Rosângela Pacheco

Polenta da Mamma Teresa

84,9

Mariana Pereira Oliveira

Sanduíche de carne de jaca com queijo mineiro grelhado

92,5

Rafael Alves da Silva

Pizza Romana (premium)

83,5

Rosana Berto Santos

Frango com polenta

W.O.

Rosileni Suguieda

Costelinha de porco ao molho barbecue de goiabada

93,9

Wellington Luiz Valenzuela

Paella Caipira

87,2

Premiação

Como já previsto em regulamento, os três primeiros de cada categoria serão premiados durante a 46ª Festa Junina Municipal com um troféu customizado especialmente para o Festival. Também será publicado um livro impresso, a ser lançado este ano, com a finalidade de divulgar estes pratos típicos de Ibiporã e promover o turismo local.

Competindo com uma receita de família, Silvia Madalena Duarte Portella declarou estar surpresa e honrada com a primeira colocação na categoria entrada. “Fiquei muito feliz em ter um bolinho de mandioca, uma receita de família, caseira, simples, que vem da minha vó, ser premiada em um evento tão especial como este para a cultura da nossa cidade”, ressaltou a servidora aposentada.

Rosileni Suguieda estava confiante que a sua costelinha de porco ao molho barbecue de goiabada cairia no gosto dos jurados, mas não esperava a primeira colocação no festival. “É a primeira vez que participo de um evento assim e me surpreendi com o resultado. A carne de porco estava suculenta, bem temperada, mas creio que o molho barbecue de goiabada foi o diferencial. A partir de agora, colocarei no meu cardápio que ele foi eleito um dos pratos típicos de Ibiporã. Vai fazer ainda mais sucesso”, prevê orgulhosa.

Em nome da Prefeitura Municipal de Ibiporã, a SMCT agradece o apoio do governo municipal, do Senac e a todos e todas que aceitaram o desafio de realizar esse festival! Foi fantástico ver a empolgação dos participantes, o cuidado com os produtos, o sentimento e a história em torno da receita, o capricho na montagem dos pratos e a satisfação de estarem conosco neste projeto corajoso e inovador.

CONFIRA NO ARQUIVO ANEXO a Publicação do Resutado Final no Jornal Oficial do Município