Educação

 

Publicado em: 19/03/2025 15:08 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

Em parceria com IFPR, Prefeitura de Ibiporã oferta cursos profissionalizantes e inicia caminho para trazer campus federal

Jovens e profissionais já frequentam as aulas gratuitas, que seguem até julho com perspectiva de certificação e novas oportunidades

Whatsapp

 

No dia 11 de março, Ibiporã deu um passo significativo rumo à democratização do ensino técnico e superior. A Prefeitura Municipal, em parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Arapongas, lançou dois cursos profissionalizantes e preparatórios totalmente gratuitos, além de inaugurar um polo de educação a distância (EAD) na cidade.
 

A iniciativa, viabilizada por uma emenda parlamentar de R$ 80 mil da deputada federal Luísa Canziani, contou com o apoio do vereador e presidente da Câmara, Rafael Eik Ferreira, e do Sindicato dos Contabilistas (SESCAP), reforçando o compromisso com educação pública de qualidade.

Foram disponibilizadas 70 vagas presenciais, distribuídas entre o Curso Preparatório para ENEM/Vestibulares (40 vagas) e o Curso de Assistente de Contabilidade (30 vagas). As formações, sem custos de inscrição, mensalidade ou material didático, terão duração de quatro meses, com aulas noturnas (18h45 às 22h) de segunda a quinta-feira. Os professores e equipe administrativa foram contratados com recursos da emenda, priorizando profissionais locais e da região.

A demanda pelos cursos surgiu de articulações distintas: o pré-vestibular foi proposto pelo vereador Rafael Eik Ferreira, que desde 2022 buscava alternativas para implementar a iniciativa no município. Já o curso de contabilidade partiu de uma intermediação do SESCAP, que identificou a necessidade de qualificação na área.


Além das formações presenciais, Ibiporã passou a contar com um polo EAD do IFPR, que já oferece dois cursos técnicos gratuitos: Logística e Segurança do Trabalho, cada um com 40 vagas. A estrutura reforça a meta de, no futuro, sediar um campus físico do Instituto Federal na cidade..

Para o Prefeito José Maria, o projeto é um exemplo de como investimentos em educação podem transformar realidades: “Unir esforços entre poder público, instituições de ensino e sociedade civil é o caminho para gerar desenvolvimento social e econômico e a nossa administração trabalha em conjunto com parcerias que acreditam na educação como caminho para um presente promissor e um futuro pautado em conhecimento e mais oportunidades ”.


Imagens