CAPS IFANTIL

 

Centro de Atenção Psicossocial Irmã Anália dos Santos

  

ATENDIMENTO: Segunda a sexta-feira | 07h às 17h

ENDEREÇO: Rua São Vicente de Paula, nº 215, Jardim Pérola, Ibiporã-PR

TELEFONE: (43) 3178-0341 / 3178-0331

E-MAIL: [email protected]

COORDENADOR(A): Aldry Franciele Teixeira
 

O CAPS infantil é destinado ao cuidado de crianças e adolescentes residentes no município de Ibiporã, que tenham idade entre de 0 a 17anos 11meses e 29 dias, que apresentam transtorno mental grave; incluindo aqueles decorrentes do uso de substâncias psicoativas; psicoses; autismos; neuroses; depressão; ansiedades graves; transtorno bipolar; tentativas de suicídios; entre outros.

Realizamos atendimentos psiquiátricos; atividades em grupo como grupoterapia; oficinas terapêuticas; atividades de suporte social; atendimento individual com: consultas; orientações; acolhimento; visitas em escolas e em domicílios; atendimento em grupos com as famílias dos pacientes; ações de reabilitação psicossocial; atendimentos em estimulação precoce; atendimentos de atenção à situação de crises; sempre visando à recuperação da saúde mental e reinserção do paciente na família e comunidade.

Para alcançar esse objetivo, o CAPSi possui uma equipe multiprofissional composta por 05 psicólogos, 01 enfermeiro, 01 técnico de enfermagem, 01 assistente social, 01 fonoaudióloga, 01 terapeuta ocupacional, 02 pedagogas, 01 nutricionista, 01 acupunturista, 01 zeladora, 01 cozinheira, 01 técnico administrativo e 01 estagiário menor aprendiz.

Além desses profissionais existentes no CAPSi, buscamos sempre parceiras com a rede de serviços no município e também na rede privada para que possamos cada vez mais inserir os pacientes em atividades que visem o desenvolvimento social, intelectual de cada paciente, como por exemplo, aulas de dança.

Realizamos também atividades de lazer, pois auxilia na questão do autocuidado, autoestima, reestabelece o equilíbrio mental, além de ser uma forma de divertimento e descanso. Já levamos os pacientes à Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, passeios em shoppings, cinema, jardim botânico, teatro, casa culturais etc.

Para ser atendida no CAPSi os pais ou responsáveis podem procurar diretamente pelo serviço ou virem com encaminhamento da rede de serviços do município. No primeiro momento é realizado o acolhimento onde os pais ou responsáveis relatam tudo o que está acontecendo com a criança/adolescente que o fizeram procurar pelo CAPSi. A partir desse atendimento é discutido o caso com a equipe multiprofissional e analisado se o paciente nesse momento apresenta ou não transtorno mental grave e realizado o gerenciamento do caso. Se ele permanecer no serviço é realizado a triagem e elaborado o Projeto Terapêutico Singular – PTS, que seria o conjunto de propostas que visam ao cuidado do indivíduo por meio de condutas terapêuticas articuladas e direcionadas às suas necessidades individuais ou coletivas, como, por exemplo, no grupo familiar (BRASIL, 2009b).

Se a criança/adolescente nesse momento não apresentar transtorno mental grave, mas estiver em sofrimento emocional leve ou moderado ela será direcionada aos serviços existentes no município, como por exemplo, poderá ser encaminhada à equipe de saúde mental da Unidade Básica de Saúde.

O tempo de duração do tratamento no CAPSi é indeterminado. Algumas variáveis precisam ser verificadas para o planejamento da alta e seguimento do acompanhamento do paciente na Atenção Primária, dentre elas: a estabilização do quadro, o suporte familiar e social, o fortalecimento da autonomia do paciente, entre outros.



INFORMATIVOS:

  • O bem estar da saúde mental de uma pessoa está relacionado à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções. Ter saúde mental é estar bem consigo mesmo e com os outros.
  • Por meio dos atendimentos do CAPS o paciente resgata sua dignidade humana, tem acesso a abordagens terapêuticas multiprofissionais humanizadas, que possibilitam a melhora do quadro e o reestabelecimento da sua saúde mental.
  • Se precisar, peça ajuda, falar é a melhor solução!