VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA
ATENDIMENTO: Segunda a sexta-feira | 08h às 17h
ENDEREÇO: Avenida dos Estudantes, nº 351, Centro, Ibiporã-PR [Prédio da Secretaria de Saúde]
TELEFONE: (43) 3178-8404
E-MAIL: epidemiologica@ibipora.pr.gov.br
COORDENADORA: Thais de Sant'ana Botelho
A Vigilância epidemiológica constitui-se no conjunto de ações que proporcionam o conhecimento e a detecção de mudanças nos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual e coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças, transmissíveis e não-transmissíveis, e agravos à saúde.
As doenças que estão definidas como de notificação compulsória internacional, são incluídas, obrigatoriamente, nas listas nacionais de todos os países membros da OPAS/OMS. Todas as suspeitas de epidemia ou de ocorrência de agravo inusitado devem ser investigadas e imediatamente notificadas aos níveis hierárquicos superiores, pelo meio mais rápido de comunicação disponível. Mecanismos próprios de notificação devem ser instituídos, definidos de acordo com a apresentação clínica e epidemiológica do evento. O Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN) é o principal instrumento de coleta dos dados das doenças de notificação compulsória.
As ações do Programa Nacional de Imunização são realizadas pela vigilancia epidemiológica no município. O objetivo principal do Programa é de oferecer todas as vacinas com qualidade a todas as crianças que nascem anualmente em nosso país, tentando alcançar coberturas vacinais de 100% de forma homogênea em todos os municípios e em todos os bairros. Além das ações de vacinação para adolescente, adultos e idosos. O armazenamento das vacinas recebidas, distribuição e estratégias de vacinação são organizadas por este setor.