Publicado em: 16/09/2011 15:58

Plano Local de Habitação Popular

Plano Local de Habitação Popular Plano Local de Habitação Popular

O Seminário de Lançamento do Plano Local de Habitação de Interesse Social de Ibiporã lotou o Cine Teatro Pe. José Zanelli na noite desta quinta-feira (15). O Plano será desenvolvido pela Prefeitura, através das Secretarias Municipais de Planejamento, Obras e Assistência Social, e será executado pela empresa DRZ (que venceu a licitação para colocá-lo em prática)

A população atendeu ao chamado feito no centro e nos bairros e compareceu em peso ao evento, interessada em saber quais serão os critérios adotados pelo poder público para a construção de habitações populares e qual faixa de renda será beneficiada. Serão moradias para famílias com renda total de no máximo 3 salários mínimos.

Mais de mil pessoas se dirigiram ao local para ouvir as exposições do prefeito José Maria, da secretária municipal de Assistência Social, Ana Cláudia Vieira Martins, e do consultor da equipe técnica da DRZ, Marcelo Gonçalves.

Para que todos tivessem a oportunidade de ouvir as explicações sobre como será executado o plano e quais os critérios, a organização reuniu primeiramente um grupo com cerca de 500 pessoas e em seguida abriu para o outro grupo, que aguardou do lado de fora do teatro.

Foram escolhidos nesta primeira reunião um representante de cada bairro - escolhidos pelos moradores no próprio local - que serão contatados diretamente pela Prefeitura e pela DRZ para as próximas reuniões. A próxima está agendada para o dia 22 (quinta-feira) e depois serão realizados mais dois seminários, nos dias 27 de outubro e 3 de novembro.

DEMANDA

O prefeito José Maria informou que, de acordo com levantamento feito na semana passada pela Prefeitura, através do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), há em Ibiporã cerca de 2.000 pessoas que já solicitaram casa própria. "Desde 2009 a nossa administração vem procurando alternativas para atender parte dessa demanda, propondo a implantação de projetos habitacionais como de casas geminadas e apartamentos para baixa rende, mas encontramos dificuldades de aprovação por parte da Câmara", afirmou o prefeito.

Agora, com a contratação da empresa de planejamento, será executado um plano de construção para o município inteiro, definindo pelo zoneamento urbano as áreas em que podem ser implantadas essas moradias.

O prefeito antecipou que pretende construir de casas que possuam toda a infraestrutura urbana, como asfalto, meio-fio, energia elétrica e redes de água e esgoto, para dar à população dignidade habitacional.