Planejamento

 

Publicado em: 22/04/2025 15:04 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

Prefeitura de Ibiporã realizará 7ª Conferência Municipal da Cidade sobre desenvolvimento urbano

Encontro acontece no dia 30 de abril e reunirá sociedade civil e poder público para debater propostas voltadas à construção de cidades mais inclusivas, sustentáveis e democráticas

Whatsapp

 

A Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, realizará no dia 30 de abril de 2025, a partir das 8h30, a 7ª Conferência Municipal da Cidade. O evento acontecerá no Centro Tecnológico do Trabalhador de Ibiporã (CTTI) e tem como objetivo reunir representantes do poder público e da sociedade civil para discutir propostas e eleger delegados, contribuindo para a construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), em consonância com a 6ª Conferência Nacional das Cidades. A programação contará com palestras, grupos de discussão e plenária, seguindo diretrizes do regimento estadual e nacional.

A conferência será um espaço de diálogo e formulação de propostas voltadas ao desenvolvimento urbano sustentável, reunindo representantes do poder público, sociedade civil, movimentos populares, entidades profissionais, acadêmicas e empresariais.

A programação contará com a participação, como palestrante principal, a arquiteta e urbanista, professora e mestre Lucy Ana Staut, coordenadora e docente do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Positivo, campus Londrina. Graduada em arquitetura e urbanismo pelo CESULON, mestre em Arquitetura, Tecnologia e Cidade pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pesquisadora na área de desenho universal e acessibilidade no ambiente construído.

Também estará presente a Doutora Laura Keiko, assistente social e estudante de arquitetura e urbanismo: graduada, mestre e doutora pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo além de ser especialista em: Adolescente em Conflito com a Lei; Administração e Planejamento Governamental; Populações em situação de Vulnerabilidade Social. A Dra. Laura estará trazendo sua experiência profissional para discutir a cidade através do seu aprendizado ao longo de sua vida profissional sob o olhar da vivência das questões sociais com relação à urbanização.

Durante o evento um representante do Parque Geminiani Momesso também estará fazendo uma explanação sobre a implantação do parque dedicado à arte brasileira, parque esse que impactará no desenvolvimento do município por ser o maior museu a céu aberto e dedicado à arte brasileira da América Latina. A cidade, toda região e até mesmo o estado, deverão pensar em estratégias voltadas ao desenvolvimento turístico regional.    

 Serão debatidos os desafios locais e as contribuições de Ibiporã para a construção de políticas públicas urbanas em nível estadual e nacional. O tema central deverá ser desenvolvido de forma a articular e integrar diversas políticas urbanas — como Habitação, Acessibilidade e Mobilidade, Transportes e Trânsito, Saneamento Ambiental e Meio Ambiente, Regularização Fundiária e Desenvolvimento Econômico Sustentável — em conformidade com o Plano Diretor do município, com direcionamento às três esferas da Federação.

A programação contará com palestras, grupos temáticos e uma plenária final, respeitando a composição proporcional de participação prevista no regimento: 42,30% para o Poder Público e 57,10% para a Sociedade Civil.

 Integrantes da Comissão Organizadora Municipal

Fonte: https://www.concidades.pr.gov.br/

Coordenador Geral do Evento: Júlio César Dutra

 

COMISSÃO ORGANIZADORA DO EVENTO

Débora Batista e Lima Borges

Angelo Zamariam (Engenheiro Civil)

Bruna Carvalho

 

REPRESENTANTES DO EXECUTIVO NA COMISSÃO DA 7ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES.

Junior Frederico Aliano (Secretário de Obras)

Ester Rosana de Moura da Costa (Secretária de Assistência Social)

Alberto Bacarin (Secretário de Meio Ambiente)

 

REPRESENTANTES DO LEGISLATIVO NA COMISSÃO DA 7ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES

Rafael Ferreira Eik (Presidente da Câmara de Vereadores)

José Aparecido De Abreu (Vereador)

 

REPRESENTANTES DAS ASSOCIAÇÕES COMUNITÁRIAS NA COMISSÃO DA 7ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES.

Sonia Elizabete Fernandes Hernandes Meneguetti (Presidente Dio Centro Do Artesanato de Ibiporã)

Celso Aparecido Galdino (Presidente da Associação dos Moradores do Conj. Lourenço Bacarin)

Claudio Cezar Neves Cordeiro (Presidente da Apadevi)

Heloisa Ribeiro Costa –  Representante da OAB Ibiporã

Conceição Pereira dos Santos – ( Presidente da Associação Das Senhoras Voluntárias)

 

REPRESENTANTES DOS TRABALHADORES NA COMISSÃO DA 7ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES.

Adeonilde Pereira do Nascimento – (Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais)

Floriza Satie Hoshino – ( Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais)

 

REPRESENTANTES DAS EMPRESAS NA COMISSÃO DA 7ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES.

Rock Luiz Canabarro – (Sócio Proprietário da empresa Metal Lazer)

Marcelo Catulo - (Presidente da Aceibi)

 

REPRESENTANTES DE PESQUISAS, ESTUDOS VOLTADOS AO DESENVOLVIMENTO URBANO

Edilson Helder Botti Schmitt

 

REPRESENTANTES DE ONG NA COMISSÃO DA 7ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES.

Sra. Maria Aparecida Galera

 

Para o prefeito, José Maria Ferreira, a participação de todos é fundamental para construir políticas públicas que atendam às necessidades da população e que preparem Ibiporã para um futuro mais inclusivo e sustentável. “Este evento é um marco para nossa cidade, pois aqui reunimos a sociedade civil e o poder público para discutir temas essenciais para o nosso desenvolvimento urbano, como o saneamento básico, a gestão de resíduos sólidos e a drenagem urbana. Que esta conferência seja um espaço de colaboração, onde, juntos, possamos traçar os caminhos de uma cidade melhor para todos."

Além de promover o debate, a conferência terá como objetivos principais a eleição de 18 delegados e seus suplentes para representar o município na 7ª Conferência Estadual das Cidades, e a indicação de membros para o Conselho Municipal da Cidade, gestão 2025–2027.

A etapa municipal é condição indispensável para participação nas etapas estadual e nacional e deve ocorrer até 30 de abril, conforme estabelecido no Regimento Estadual e no Regimento Nacional. A 6ª Conferência Nacional das Cidades será realizada no segundo semestre, em Brasília (DF), sob coordenação do Ministério das Cidades. Seu objetivo é articular propostas de base local e estadual, fortalecendo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano por meio da participação social, da gestão democrática e do alinhamento entre as políticas habitacionais, de saneamento, mobilidade, acessibilidade, planejamento territorial e desenvolvimento sustentável.

Confira abaixo o cronograma da Conferência Municipal:

A conferência será coordenada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano, conforme diretrizes do Regimento Estadual e do Regimento Nacional. CLIQUE AQUI para se inscrever.