Publicado em: 20/09/2011 16:48

Estrada Rural

Estrada Rural Estrada Rural

Os agricultores de Ibiporã que utilizam diariamente a Estrada do Guarani para vir à cidade ou para transportar os seus produtos agropecuários ganharam uma importante obra no último mês: a elevação do último trecho da estrada, que agora ficou mais alta que as lavouras, evitando assim a erosão e o deslocamento de terra e pedras para a estrada em épocas de chuva.

A obra foi executada pela administração municipal, através da Secretaria de Obras, que deslocou suas máquinas até o local nas últimas semanas para concluir o trecho que faltava de elevação, de 1,2 km. No total, a Prefeitura executou a elevação de 4,8 km da estrada (que tem 10 metros de largura), desde o Ribeirão Jacutinga até o Morro do Guarani.

A adequação deixou a estrada ótima para o tráfego. "Ficou um trabalho de primeira", assegurou o secretário municipal de Obras, Cláudio Buzeti.

"A elevação desses quase 5 km nessa estrada rural foi feita porque o agricultor é visto como prioridade pela administração, devido à importância sócio-econômica que ele representa para o município", afirma o prefeito José Maria.

Ele explica o porquê da obra: "Quando a estrada está no mesmo nível das terras (a lavoura), a tendência é que a água corra para a estrada, o que provoca valetas, mesmo com as caixas de contenção que construímos nas laterais. Já da forma como fizemos o serviço agora, a estrada nunca mais vai sofrer as conseqüências da chuva. E para as lavouras também não serem prejudicadas, executamos também caixas nas laterais da estrada, que chamamos de "bigodes", para drenar a água que corre.

O secretário comentou que o atendimento a essa reivindicação da área rural não comprometeu o andamento das obras essenciais no perímetro urbano, que foram atendidas primeiramente. "Deslocamos parte do maquinário lá para a Estrada do Guarani depois que já tínhamos executado alguns trechos importantes de terraplenagem e pavimentação na cidade", ressalvou Buzeti.