Publicado em: 23/09/2011 14:46

Plano tem reunião comunitária no Munhecão

Plano tem reunião comunitária no Munhecão Plano tem reunião comunitária no Munhecão

Foi realizada na noite de quinta-feira (22/9) uma reunião comunitária que faz parte do processo participativo de construção do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS), lançado na semana passada pela Prefeitura de Ibiporã.

Cerca de 2 mil pessoas compareceram e entre as autoridades estavam o prefeito José Maria, a vice Sandra Moya, vários secretários municipais, a vereadora Mari de Sá e técnicos da DRZ, empresa que venceu licitação pública para assessorar o Município na execução do projeto.

O plano segue uma norma do governo federal e deve propor e executar ações que melhorem a vida dos moradores no campo habitacional.

Em cumprimento às normas, o plano deve realizar quatro encontros abertos à população, como se fossem audiências públicas, para "acolher sugestões e permitir a participação popular nas decisões que nortearão a política habitacional do município para os próximos 20 anos", esclareceu a secretária municipal de Assistência Social, Ana Cláudia Vieira Martins.

O primeiro encontro foi o seminário de lançamento do plano, no último dia 15, que lotou o Cine Teatro Pe. José Zanelli. Os próximos dois seminários serão nos dias 27 de outubro e 3 de novembro.

NÃO É INSCRIÇÃO PARA CASA POPULAR

Nos últimos dez dias, a Prefeitura distribuiu formulários de pesquisa para que a população preenchesse e assim auxiliasse no mapeamento habitacional da cidade.

O prefeito José Maria e a secretária Ana Cláudia deixaram claro na reunião comunitária que o preenchimento dos formulários não se trata, de forma alguma, de inscrição para casas populares; visa apenas incorporar e qualificar informações para o mapeamento.

"As pessoas ainda fazem esta confusão. A gente entende que isto está permeado pelo desejo das pessoas de ter uma moradia. E quando se fala de moradia, se fala de sonhos, do desejo de um lar e junto com esse desejo, o ideal de família que um carrega dentro do seu íntimo", comentou a secretária Ana Claudia.

Porém, esclareceu a secretária, "neste momento estamos apenas distribuindo formulários para fazer este mapeamento, esta fotografia habitacional de Ibiporã".

Ela conclui dizendo que o plano visa deixar para esta e para as próximas gestões municipais um planejamento a longo prazo de como solucionar a demanda habitacional de Ibiporã.