APMIF

Publicado em: 17/07/2009 07:30

APMIF lança o projeto “Tecendo Redes”

APMIF lança o projeto “Tecendo Redes” APMIF lança o projeto “Tecendo Redes”

A Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família de Ibiporã (APMIF) lançou na semana passada o Projeto “Tecendo Redes”, que tem como objetivos gerar renda a partir da venda de produtos feitos com tear e integrar os participantes por meio de oficinas de contação de histórias, conscientizando-os sobre seus direitos e a busca de dignidade e cidadania.

O lançamento do projeto lotou o salão nobre e contou com a presença da coordenadora do Tecendo Redes em Curitiba, a assistente social Denise Kopp Zugman, que explicou os passos programa e a experiência bem-sucedida na Capital.

A cerimônia contou com a presença do prefeito José Maria, da primeira-dama e presidente da APMIF, Eliana Eik Borges Ferreira, do coordenador da Escola de Formação e Cidadania da APMIF, Nivaldo Manoel de Souza, além de secretários municipais.

No sábado (11/7), durante o dia, aconteceu a primeira oficina para repassar as técnicas do tear aos educadores da Escola de Formação (Núcleo Centro), que serão os multiplicadores para as mulheres que integrarão o projeto.

Em Curitiba, as mulheres do projeto estão podendo refletir sobre a própria vida e descobrir saídas para as suas angústias por meio das aulas de tear e da contação de histórias, realizadas em cinco Centros de Referência da Assistência Social, os CRAS. As alunas chegam, escolhem as cores da linha e preparam o tear. Depois de um tempo, as aulas são interrompidas para que se conte uma história. Por trás desses contos estão temas como respeito, ética, esperança e solidariedade. São histórias de mundos distantes e fantasiosos, mas que sempre remetem a uma situação próxima.