SAMAE

Publicado em: 06/10/2011 16:49

Ibiporã está sediando Assembleia da Assemae

Ibiporã está sediando Assembleia da Assemae Ibiporã está sediando Assembleia da Assemae

Prefeitos, diretores de órgãos de saneamento, gestores ambientais, engenheiros e técnicos de cidades do Paraná que mantêm serviço municipalizado de água e esgoto estão reunidos em Ibiporã para a 33ª Assembleia da Assemae - Regional Paraná, com o tema "Saneamento: saúde e bem-estar para todos".

O evento, realizado em parceria com a Prefeitura Municipal e com o SAMAE de Ibiporã, está acontecendo no Cine Teatro Padre José Zanelli e foi aberto nesta quinta-feira (06/10). Terá várias apresentações e palestras durante o dia e prosseguirá amanhã (sexta, 7), até às 17 horas. A reunião será finalizada com a eleição do novo Conselho Diretor da Regional da Assemae (PR).

A Assemae é a Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento, presidida pelo diretor da SANASA, de Campinas (SP), Silvio Marques. Já a Regional Paraná é presidida pelo diretor do SAAE de Marechal Cândido Rondon, Darci Ervino Schitz.

Abrindo a cerimônia, o presidente do SAMAE de Ibiporã e anfitrião do evento, Cláudio Buzeti, deu as boas vindas aos participantes e falou sobre a importância da troca de experiências em encontros como este. "Nosso município é privilegiado, pois temos um serviço de referência, mas temos muito ainda o que aprender com os colegas das outras autarquias", afirmou.

ELOGIO A IBIPORÃ

Na sequência, discursaram os presidentes estadual e nacional da Assemae. Silvio Marques, da Assemae Nacional, disse ter ficado feliz de poder conhecer Ibiporã por ocasião da reunião. "Pelo que sabemos, Ibiporã é uma cidade modelo no quesito saneamento e tratamento. Ao contrário da maioria das cidades do Brasil, Ibiporã fez a sua 'lição de casa', ou seja, está conseguindo atingir a universalização dos serviços de saneamento a quase toda a população", elogiou.

Atualmente Ibiporã tem 100% dos domicílios atendidos com água tratada (a água que agora é captada do Aquífero Guarani), 97% do esgoto é coletado e tratado e o aterro sanitário municipal está com o seu volume controlado, em função do novo sistema de separação de lixo, que reduziu o volume de resíduos de 30 toneladas/dia para 5 toneladas/dia.

Enquanto isso, na maior parte do Brasil, a realidade é outra. "A média nacional é de apenas 65% dos domicílios atendidos com água tratada e 60% com coleta de esgoto, mas deste esgoto somente 30% a 35% é tratado. A realidade aqui (Paraná) é outra", enfatizou Silvio Marques.

SANEMAENTO É QUALIDADE DE VIDA

O prefeito José Maria reconheceu que Ibiporã "realmente destoa dos outros municípios e que o Paraná tem a felicidade de ser uma região privilegiada do País, onde o saneamento é presente". "Isso é de extrema importância, pois saneamento básico garante saúde e a não-exposição da população a endemias. Isso tudo, juntamente com a qualidade da água, do ar que respiramos e o ambiente em que vivemos são indicadores de qualidade de vida", afirmou o prefeito.

José Maria finalizou, desejando que as autarquias que integram a Assemae primem pela boa administração dos recursos para que haja a sustentação econômica dos seus sistemas municipais.

Um dos destaques no encontro é o engenheiro civil Jair Bernardes da Silva, pioneiro em serviços de saneamento municipal e ouvidor da Assemae Nacional. Ele trabalha há mais de 60 anos na área, a maior parte desse tempo dedicados às prefeituras. "Aprendi a administrar e fazer obras com poucos recursos, porque todos os municípios têm dificuldades, mas tenho orgulho dos projetos que realizei e sou um ferrenho defensor da titularidade dos municípios sobre o seu saneamento e abastecimento das suas populações", relatou Jair Bernardes.

A programação completa da 33ª Assembleia da Assemae Regional Paraná está disponível no site www.assemae.org.br.

06/10/2011 - QUINTA-FEIRA

13:30 às 14:15

AUDITOR TCP- "TRIBUNAL DE CONTAS COM FOCO NO MEIO AMBIENTE

14:15 às 15:00

Palestra Técnica  -  Engº.  Mario Baggio "QUAIS OS PROBLEMAS DE UMA AUTARQUIA E COMO SOLUCIONA-LOS?"

15:00 às 15:45

Apresentação da Empresa PVC Brazil Tubos e Conexões Ltda

16:00 às 16:20

16:20 às 16:40

16:40 ás 17:00

17:00 às 17:20

17:20 às 17:40

17:40 às 18:00

Apresentação Empresas c/ Produtos e Serviços de Saneamento:

Controlmatic Ind. e Com. de Painéis Ltda

Hidrogeron do Brasil

Lamon Produtos Ltda

PV - VGS Comércio de Materiais Hidráulicos Ltda

C. O. Mueller Com. de Motores e Bombas Ltda

Laboratório Sebraq

Jantar de confraternização

07/10/2011 - SEXTA-FEIRA

08:00 as 09:00

Palestra Técnica - Engº  Paulo Cesar - "Operação de Sistemas de Abastecimento de Água Baseada na Modelagem Hidráulica"

09:00 as 09:45

Palestra Técnica: ABES-PR - Prof. Nicolau Obladen: "Saneamento / Desafio de Nossos Tempos"

10:00 às 11:00

Palestra Técnica - Leliana Casagrande Luiz - IAP Tema: "Não Meio, mas Meu Ambiente".

11:00 às 11:20

Empresa - Lao Indústria Ltda.

11:20 às 11:40

Empresa - Cassio Lima

11:40 às 12:00

Empresa - ADS