Publicado em: 24/10/2011 10:00

Teatro de bonecos encanta crianças

Teatro de bonecos encanta crianças Teatro de bonecos encanta crianças

Um teatro de bonecos que tem encantado as crianças em vários locais passou semana passada pelas escolas municipais de Ibiporã que funcionam em período integral. No dia 20 as apresentações foram nas escolas Sebastião Luiz (no Jardim John Kennedy) e a Castelo Branco (Taquara do Reino). No dia 21 foram nas Escolas Almerinda do Nascimento (Jardim Éden) e Mário de Menezes (Bom Pastor).

O espetáculo é produzido e encenado pelo Professor Zeca - José Schlichting, 60 anos, de Curitiba, que trabalha com bonecos há 35 anos e foi professor da rede pública no Paraná por 38 anos.

A arte de trabalhar com bonecos e dessa forma ensinar e educar as crianças é para ele uma espécie de missão, um voluntariado. "Se fosse pelo dinheiro não compensava de jeito nenhum. Chego a fazer mais de seis apresentações por dia e sempre sozinho. Faço isso porque gosto e para ensinar valores aos alunos (de até 10 anos de idade), que precisam manter a pureza e a inocência de uma criança", disse o professor Zeca em entrevista ao setor de imprensa da Prefeitura de Ibiporã.

Em suas andanças pelo mundo, Zeca já levou espetáculo "Tutcho na Escola", protagonizados pelo boneco "Tutcho", a oito países: França, Portugal, Espanha, China, Romênia, Hungria, Itália e Argentina. Neste mês, ele está percorrendo cidades do Norte do Paraná, patrocinado pela Copel, através da Lei Rouanet, de incentivo à cultura.