Agricultura

Publicado em: 24/07/2009 11:00

Prefeitura promove amanhã (25) o Dia do Agricultor

Prefeitura promove amanhã (25) o Dia do Agricultor Prefeitura faz festa amanhã (25) para os agricultores

A previsão é de um dia de sol amanhã (sábado, 25/7) e a Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, realizará uma grande festa para os agricultores do município, por ocasião do Dia do Agricultor, que é celebrado nacionalmente no dia 28 de julho. A confraternização será no Centro de Eventos Domingão, na Avenida 19 de Dezembro.

Na parte da manhã, logo após a abertura oficial, às 9 horas, pelo prefeito José Maria Ferreira, haverá a divulgação do resultado do Concurso Perdas na Colheita e a Premiação dos Vencedores de Ibiporã, por parte da Emater. Essa premiação deve ocorrer após às 9h30.

A partir das 10 horas está prevista a assinatura do convênio com o Governo do Estado para o início da construção do primeiro laticínio de Ibiporã, que viabilizará a pasteurização e o beneficiamento de todo o leite produzido pelos integrantes da Associação dos Produtores de Leite do Município, o que agregará maior valor ao produto e aumentará a renda dos agricultores.

A Usina de Beneficiamento de Leite representará um grande avanço para Ibiporã e sua concepção teve, desde o início, o apoio da Prefeitura, que doou à associação um terreno de 7.500 m2 para a cosntrução.

Estarão presentes à assinatura do convênio a secretária estadual de Ciência e Tecnologia, Lygia Puppato; o reitor da UEL, Wilmar Marçal (a UEL atende e vem qualificando os produtores de Ibiporã por meio de um projeto de extensão ligado ao Departamento de Medicina Veterinária); o presidente do Iapar, José Augusto Teixeira Pichet; o presidente da Associação dos Produtores de Leite, Israel Tonaci, e outras autoridades.

No restante do dia haverá várias atividades com o objetivo de proporcionar maior unidade e recreação para os produtores rurais e suas famílias.

O prefeito José Maria salientou que esta iniciativa fará parte, a partir de agora, do calendário de eventos da Prefeitura Municipal. Dentre outras ações de sua administração voltadas ao produtor rural, atividades em parceria com o Sindicato Rural Patronal, a FAEP e o SENAR, se tornarão freqüentes no município. “A preocupação de minha administração com o agricultor da nossa cidade vai além da manutenção das estradas rurais e pontes do município. Estamos adotando medidas que de fato tragam benefícios a ele.”

A confraternização terá o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, que ficará responsável pela parte recreativa, e da Secretaria de Saúde, que fará a divulgação das suas campanhas preventivas e fará a aferição da pressão dos nossos agricultores. Outros parceiros serão o Sindicato Rural, FAEP e SENAR.

Sábado, 25 de julho de 2009

9:00 – Solenidade de abertura do evento

9:30 – Divulgação do resultado do Concurso Perdas na Colheita e a premiação dos vencedores de Ibiporã

10:00 – Assinatura do convênio para a Construção da Usina de Beneficiamento de Leite (Laticínio) – parceria entre a SETI, o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal