SAMAE

 

Publicado em: 10/11/2011 11:46

Economia de água


Whatsapp

 

(Folha de Londrina - 10/11/2011)

Economizar água é preciso

Cada vez mais o consumo desenfreado de água aumenta. Em Ibiporã (Norte) esta é uma realidade presente que preocupa os gestores da autarquia responsável pela distribuição de água, Samae. De acordo com o presidente da Samae, Claudio Buzeti, constatou-se exagero no consumo de água. ''Nos últimos 90 dias tivemos aumento de 35% no volume de água fornecido para os munícipes. Estamos pedindo para as pessoas se conscientizarem. Fornecer a gente consegue, mas queremos que haja mais economia'', disse.

Dados da autarquia apontam que a média do município é de 220 milhões de litros/mês; em setembro este consumo subiu para 360 milhões litros/mês. Conforme Buzeti, a situação é considerada injustificável e colocou em alerta a diretoria da autarquia. Segundo ele, a empresa não enfrenta problemas com o fornecimento, mas não é interessante que as pessoas gastem tanto. ''Além de pagar menos, estarão beneficiando a natureza'', destacou.

A gerente regional da Sanepar Londrina- Cambé, Mara Lucia Pereira Kalinowski, disse que cada vez mais o consumo e o desperdício aumentam e que esta é uma situação delicada. ''Com a variação climática e a questão ambiental corremos sérios riscos de ter falta de água a longo prazo. Todos precisamos economizar com banhos mais curtos e não utilizando a água para varrer a calçada'', destacou. Ela lembrou que vazamentos também refletem na conta de água e aumentam os índices de desperdício.

Atualmente o consumo de água em Londrina em Cambé está em torno de 158 litros por habitante por dia. ''Não é um número exagerado, mas está acima da média anual que é de 110 litros por habitante por dia''.