Agricultura

Publicado em: 24/11/2011 10:00

Avanço do 'greening' põe pomares do Paraná em alerta

Avanço do 'greening' põe pomares do Paraná em alerta Avanço do 'greening' põe pomares do Paraná em alerta

Caso não sejam adotadas as medidas necessárias para controlar o contágio, a projeção é de larga expansão da bactéria Huanglongbing (HLB), causadora do "citrus grenning", doença que ataca os laranjais.

Até junho deste ano, a doença atingiu as lavouras cítricas de 54 cidades do Norte do Estado. Até o momento, os perímetros mais atingidos foram em Apucarana, Cornélio Procópio, Londrina, Maringá, Paranavaí e Umuarama.

Os técnicos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab) emitiram em 2010 um alerta aos citricultores sobre a necessidade de identificar e erradicar as plantas atingidas.

A Seab custeia os primeiros exames a fim de identificar a presença da bactéria nas plantações e orienta o monitoramento da safra. A HLB obstrui os vasos floema da planta impedindo que o alimento chegue à fruta. Provoca queda, amarelamento da casca e a longo prazo, a extinção da árvore.

A Secretaria estima que cerca de 5 mil plantas estão contaminadas pelo greening. Porém, o número de atingidas pode ser maior. Ainda segundo a Seab, o reflexo da doença na safra não atinge grandes dimensões. A produção paranaense de tangerina, laranja e limão é de 12 milhões a 15 milhões de caixas.

No Estado de São Paulo, maior produtor de cítricos do País, a doença, nos últimos dois anos, provocou queda de 24% na safra. Na Flórida (EUA), o retrato é ainda mais grave, com perdas de 50% na produção de laranjas em menos de cinco anos.

Em Ibiporã, continua a operação de erradicação da árvore conhecida como "Murta", por parte do governo municipal. Esta semana os cortes estão acontecendo no Conjunto Serraia e na região central. Paralelamente está havendo o plantio de outras espécies no Conjunto José Pires de Godoy (Pólo), onde foram retirados pés de murta nas semanas anteriores.

Para mais informações e esclarecimentos, os moradores podem entrar em contato com Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente pelo telefone 3178-8400.